O Atlético voltou a provocar o Cruzeiro em um lançamento de camisa nesta sexta-feira (24/5), com um vídeo de divulgação do material nas redes sociais. Fornecedora de material esportivo dos rivais mineiros, a Adidas participou da campanha, o que desagradou alguns torcedores da Raposa.
Aos 28 segundos da produção audiovisual, a câmera dá um zoom no relógio, que marca 9:02, em referência à goleada alvinegra sobre o time celeste em 1927.
Pouco depois, os jogadores comem e deixam cair pipoca na casa em que são “visitantes”. A brincadeira fez parte das zoações dos atletas do Atlético ao rival após a conquista do Campeonato Mineiro desta temporada, com a vitória por 3 a 1 no Mineirão.
O que o Cruzeiro pensa sobre as provocações?
O No Ataque procurou o Cruzeiro para saber como as provocações foram vistas internamente. No entanto, o clube não quis se pronunciar oficialmente. A diretoria prefere evitar comentários em relação ao caso.
Provocação ao Cruzeiro em 2023
Em 31 de março de 2023, no lançamento da camisa principal do Atlético para a temporada, a Adidas definiu o clube como “o maior de Minas”. A ação publicitária, é claro, causou desconforto perante torcedores e dirigentes do Cruzeiro.
Em entrevista coletiva concedida àquela altura, Gabriel Lima, CEO da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro, fez críticas públicas à marca alemã. “Falta de respeito”, disparou o executivo.
“Em relação a Adidas, é difícil, né?! Mais uma falha. Lamento muito. Ainda não conversei com eles, estava em reuniões. Mas vou conversar. A gente vai se posicionar muito firme em relação a isso. Não só o ocorrido de hoje, mas também o vazamento de camisas. Erros que vêm se repetindo”, prometeu naquela oportunidade.
“E eu sempre falei com eles que eu quero ver a diligência alemã aplicada também ao Brasil, ao Cruzeiro. Mostram um profundo desconhecimento do que estão fazendo, uma falta de respeito com a gente e com o torcedor cruzeirense. Vai ser tratado de maneira dura por nós”, acrescentou.
Após a polêmica, a Adidas emitiu nota oficial e alterou a frase da campanha de marketing para o lançamento da camisa do Atlético. “Para mostrar todo o seu amor pelo Galo mineiro”, corrigiu a fornecedora.
“A adidas se desculpa pelo ocorrido e ressalta seu respeito pelo Cruzeiro Esporte Clube e toda sua torcida. A mensagem foi prontamente corrigida no site da marca”, publicou a marca.