ATLÉTICO

Alvo do Atlético, Alonso está jogando bem na Rússia?

Zagueiro paraguaio é o grande desejo da diretoria do Galo para a defesa na próxima janela de transferências
Foto do autor
Compartilhe

Junior Alonso está de volta ao noticiário do Atlético. Ídolo alvinegro, o zagueiro do Krasnodar negocia um possível retorno à Cidade do Galo um ano e meio desde o fim da segunda passagem. Mas como o paraguaio tem se saído após deixar o clube, em dezembro de 2022? Ele está jogando bem na Rússia?

Para tentar responder a pergunta, o No Ataque foi em busca dos números de Alonso na Europa. Auxiliada por diferentes bancos de estatísticas de futebol – em especial o SofaScore -, a reportagem detalha o desempenho do defensor de 31 anos na temporada recém-findada no Campeonato Russo e faz paralelos com os tempos de Atlético.

O levantamento que você lerá a seguir leva em conta as principais competições nacionais que Alonso disputou recentemente. Pelo Atlético, são considerados os números do Campeonato Brasileiro de 2021 (auge do jogador no clube) e 2022 (quando o rendimento caiu); pelo Krasnodar, o Campeonato Russo de 2023/24.

Presença constante

O Atlético anunciou a contratação de Junior Alonso pela primeira vez em 2 de julho de 2020. Na ocasião, o paraguaio tinha 26 anos e vivia o auge da forma física.

Agora, Alonso tem 31 anos. O passar do tempo pode ser uma preocupação para o Atlético em 2024? Ao menos teoricamente, não. Na Rússia, o zagueiro acumulou números impressionantes nesta temporada, em que foi vice-campeão nacional.

Alonso jogou 35 dos 36 jogos do Krasnodar em 2023/24 – 33 deles como titular. Niniguém do elenco atuou mais que ele. A única vez que ficou de fora foi por conta de suspensão por acúmulo de cartões amarelos e não em função de problemas físicos.

Pelo Campeonato Russo, o ídolo atleticano jogou 29 das 30 rodadas, sempre como titular e nunca sendo substituído.

Como contraponto, em geral, o número de partidas na Rússia é bem inferior se comparado ao Brasil. Em 2023, por exemplo, o Galo jogou 66 vezes – quase o dobro que o Krasnodar nesta temporada. Apesar disso, Alonso sempre esteve disponível.

Posicionamento

Mapa de calor de Junior Alonso pelo Krasnodar no Campeonato Russo 2023/24

A exemplo do que ocorria no Atlético, o canhoto Junior Alonso segue atuando pelo lado esquerdo da defesa. O paraguaio formou dupla de zaga na maioria das partidas do Krasnodar e, como é costume, apresentou-se ao campo ofensivo para ajudar na construção.

No Atlético, Alonso muitas vezes atuou até como uma espécie de lateral-esquerdo – especialmente sob o comando de Jorge Sampaoli, na temporada 2020. É uma característica que ele mantém na Rússia.

Números de Alonso

Zagueiro-construtor, Alonso continua se destacando pela participação ativa no início das jogadas de ataque. Não à toa, o paraguaio foi o jogador que mais tentou (2.008) e acertou (1.697) passes em todo o Campeonato Russo, superando 460 atletas.

Alonso liderou também a estatística de passes longos certos entre os jogadores de linha, com 201 ao longo da competição. Ele ficou atrás apenas de quatro goleiros: Ilya Pomazun (235), Matvey Safonov (222), Igor Akinfev (216) e Giorgi Shelia (209).

Defensivamente, Alonso reforçou a característica de ser um zagueiro que preza pelo bom posicionamento e o jogo aéreo e não necessariamente pela velocidade e/ou combatividade. O paraguaio aparece apenas na 48ª posição no ranking de desarmes (36) e na 37ª no de interceptações (25).

Por outro lado, foi o terceiro com mais duelos aéreos vencidos em toda a competição 92 – um índice de 69,7% do total.

Comparação com os tempos de Atlético

Mas o que significam esses números, afinal? Não é possível analisá-los isoladamente. Por isso, uma comparação viávelo é com o desempenho de Alonso pelo Atlético em anos anteriores pelo Campeonato Brasileiro – levando-se em conta, é claro, a diferença técnica e competitiva entre os torneios.

A seguir, veja a comparação dos números de Alonso nesta temporada no Campeonato Russo com os que ele registrou em 2021 e em 2022 no Brasileirão pelo Galo.

Em linhas gerais, o desempenho de Alonso em relação aos anos anteriores se estabilizou. O defensor continua com papel importante na construção de jogadas e, como contraponto, não é dos zagueiros mais combativos.

A negociação

Amparado pelos números e pela confiança no histórico de Alonso, o Atlético tenta contratá-lo para uma terceira passagem. Internamente, a diretoria alvinegra está otimista com a chance de contar com o zagueiro, que tem vínculo com o Krasnodar até o meio do ano que vem.

Nesse sábado (25/5), Alonso pode ter feito o último jogo com a camisa do Krasnodar. Titular, ele ajudou o time a vencer o Dínamo de Moscou por 1 a 0.

A vitória, contudo, não apagou o sabor amargo do fim do Campeonato Russo. O Zenit também venceu, ficou com o título e deixou a equipe de Alonso com o vice-campeonato.

Após a partida, o zagueiro usou as redes sociais para publicar uma mensagem que soou como "despedida" aos russos. "Obrigado por tudo, Krasnodar", escreveu.

Alonso no Atlético

Junior Alonso acumula duas passagens pela Cidade do Galo. A primeira, entre 2020 e 2021, foi a mais frutífera. O paraguaio foi peça fundamental nas campanhas dos títulos do Campeonato Mineiro (2020 e 2021), da Copa do Brasil (2021) e do Campeonato Brasileiro (2021).

Depois, foi negociado com o Krasnodar. Por conta do conflito entre Rússia e Ucrânia, Alonso retornou ao Atlético por empréstimo em 2022, quando conquistou novamente o Mineiro. Em campo, contudo, não conseguiu repetir o bom desempenho dos anos anteriores.

Ao todo, Alonso acumula 133 jogos, dois gols e seis assistências pelo Atlético.

Compartilhe