O lateral-esquerdo Guilherme Arana será desfalque do Atlético nos próximos jogos devido à disputa da Copa América pela Seleção Brasileira. Diante disso, o No Ataque reúne as principais opções do técnico Gabriel Milito para substituir o jogador.
Funções de Arana no Atlético
Antes de citar nomes, é preciso falar sobre as funções que Arana exerce com o argentino. O Galo se porta em um 3-2-5 ofensivamente e no 4-4-2 quando está sem a bola.
O lateral estava sendo o responsável por dar amplitude no ataque, atuando bem aberto, quase como um ponta-esquerda. No entanto, jogou como terceiro zagueiro nos últimos jogos. Ainda assim, o posicionamento defensivo foi o mesmo, tendo o comportamento normal de um lateral.
Os possíveis substitutos de Arana
Com Arana aberto, um dos zagueiros ficava responsável pela saída de bola no lado esquerdo. Jemerson e Bruno Fuchs foram os principais atletas acionados neste sentido, mas o primeiro foi vendido ao Grêmio e não defenderá mais o Atlético.
Diante disso, a tendência é que Milito opte pela entrada de um jogador da posição e mantenha a formação do jogo passado, quando Gustavo Scarpa foi deslocado para a direita, Alisson entrou na direita e Arana fez um papel mais defensivo, participando da saída de bola.
Neste cenário, a opção mais provável é a entrada de Mauricio Lemos, com Bruno Fuchs sendo deslocado para o setor. Igor Rabello e Rômulo correm por fora, mas também podem ser acionados. Apesar disso, há certo desconforto de um zagueiro destro em fechar a lateral-esquerda do campo.
Ainda com um dos defensores em campo, Milito pode “devolver” Scarpa para o lado direito e acionar o Alisson, Palacios, Cadu ou até Paulinho como ponta-esquerda no momento ofensivo.
“Pode jogar Palacios, Alisson, Paulinho, com Gustavo pela direita. Mas eu sei que Alisson e Palacios preferem jogar pela direita. Scarpa tem mais experiência e atua muito bem pelos dois lados. Sem fazer os gols, mas contra o Caracas marcamos gols com duas assistências do Scarpa”, disse Milito.
Outros substitutos de Arana?
Há ainda a expectativa pelo retorno do lateral-esquerdo Rubens, que poderia encaixar perfeitamente no esquema tático. No entanto, ele se recupera de uma lesão no joelho esquerdo e só deverá voltar a jogar quando a Copa América já estiver próxima do fim.
Outro que pode atuar no setor é o zagueiro Junior Alonso. Ele está próximo de acertar o retorno ao clube, mas também disputará o torneio continental. Ainda que sua seleção caia na fase de grupos, o atleta só poderá ser inscrito a partir de 10 de julho, quando a janela de transferências do futebol brasileiro será aberta novamente.
Diante disso, a provável formação do Atlético no momento defensivo tem Everson; Saravia, Battaglia, Mauricio Lemos e Bruno Fuchs; Alan Franco, Zaracho, Alisson e Gustavo Scarpa; Paulinho e Hulk.
Já no momento ofensivo o time deve se portar da seguinte forma sem Arana: Everson; Saravia, Mauricio Lemos e Bruno Fuchs; Battaglia e Alan Franco; Alisson, Paulinho, Zaracho, Scarpa e Hulk.
Por quantos jogos Arana pode ser desfalque?
Entre esta segunda-feira, data de apresentação de Arana, e a data da final da Copa América (14/7), são mais de 40 dias – tempo máximo que o lateral-esquerdo pode ficar de fora do Atlético.
O lateral-esquerdo perderá, no mínimo, seis rodadas do Brasileiro – da 13ª até a 18ª. Isso se a Seleção for eliminada na fase de grupos, cenário pouco provável. No “pior” dos cenários, Arana desfalcará o Atlético em 11 jogos.
Arana tem três gols e seis assistências em 25 jogos pelo Galo na temporada.