Ex-diretor de futebol do Atlético, Rodrigo Caetano relembrou a tentativa de contratar o lateral-direito Rodinei. O convite foi feito na época em que o jogador estava de saída do Flamengo. Entretanto, o sonho europeu falou mais alto. O atleta, então, seguiu rumo ao Olympiacos, da Grécia, pelo qual se sagrou campeão da Conference League 2023/24.
“Uma história de vida muito bacana. Ele faz bem ao futebol e aos grupos que passou. Vou contar uma coisa que, talvez, poucos saibam. Quando termina o contrato dele com o Flamengo, eu falei com ele algumas tantas vezes e tentei levar para o Galo. E, poxa, você vê como que é um plano de vida”, iniciou Caetano, em entrevista ao podcast 10 & Faixa, do ex-jogador Diego Ribas.
“E ele (Rodinei) falou: ‘eu te adoro, eu vou sair, mas eu botei na minha cabeça que eu tenho que viver esse sonho de jogar na Europa. Independentemente de valor, eu tenho isso como um sonho, eu preciso ir lá. Pode ser que der tudo errado, mas eu preciso ir lá’. Eu falei, ‘não, está claro, acho que é justo'”, complementou o atual diretor de seleções da CBF.
Companheiro de elenco de Rodinei de 2016 a 2022 no Flamengo, Diego enalteceu a escolha e relembrou as situações difíceis vividas pelo lateral. “Ele assumiu esse risco até o fim de ir para a Europa e está jogando bem pra caramba. Eu adoro ele. Ele tem esse lado brincalhão, mas é um cara também que já sofreu bastante nos bastidores, tomou umas pancadas emocionalmente”.
Rodinei na Europa
Rodinei assinou contrato de dois anos e meio com o Olympiacos, de janeiro de 2023 a junho de 2025. O defensor de 32 anos se tornou titular na Grécia, com três gols e nove assistências em 71 partidas. Seu grande momento veio em maio de 2024, com a conquista da Liga Conferência – terceiro nível do futebol europeu. Na decisão, a equipe bateu a Fiorentina, da Itália, por 1 a 0.
Antes de realizar o desejo de jogar na Europa, Rodinei teve carreira sólida no futebol brasileiro. Pelo Flamengo, disputou 223 jogos, marcou nove gols e deu 18 assistências. Apesar de dividir opiniões entre os torcedores, sempre contou com prestígio de todos os treinadores rubro-negros em razão de seu vigor físico e comprometimento.
Rodinei ganhou duas Copas Libertadores (2019 e 2022), uma Copa do Brasil (2022), um Campeonato Brasileiro (2019) e dois Campeonatos Cariocas (2017 e 2019) pelo Flamengo. O lateral ainda teve boas passagens por Ponte Preta e Internacional.