O Atlético tem em Savinho uma das principais revelações do clube nos últimos anos. Mas como o clube “descobriu” o atacante que hoje se destaca na Seleção Brasileira e na Europa? Quem foi o responsável?
O próprio jogador contou como foi essa trajetória em entrevista ao UOL, divulgada no domingo (9/6). Segundo o jovem de 20 anos, a ligação com o Galo começou em um amistoso no Centro de Treinamento (CT).
Natural de São Mateus-ES, ele se mudou para Vitória, com o intuito de ter mais visibilidade. Foi atuando por um time local, o Santa Cruz, que teve a chance de enfrentar o Atlético.
“Eu fui para Vitória, comecei a jogar futebol de areia, e aí me indicaram para o campo. O Santa Cruz, que eu fui, jogou contra o Galo na Cidade do Galo, tipo um amistoso. O Galo me escolheu para ficar lá. Quem me escolheu foi o Everton Nogueira. E nisso fui para a base do Atlético”.
Savinho
Savinho chegou em Belo Horizonte em 2018, para atuar pelo sub-14. Disputou 35 jogos e fez dois gols pelo profissional antes de ser vendido ao Troyes-FRA, do Grupo City, por 6,5 milhões de euros (cerca de R$ 35,6 milhões).
Quem é Everton Nogueira?
Éverton é um dos coordenadores técnicos de captação na base do Atlético. Como atacante, defendeu as cores do clube entre 1984 e 1987, com 92 gols marcados em 198 jogos.
Os números o colocam como o 23º maior artilheiro da história do Galo. Com a camisa preta e branco, ainda levantou os títulos do Campeonato Mineiro em 1985 e 1986.
Também passou por Londrina, São Paulo, Guarani, Corinthians, Porto-POR, América, Yokohama Marinos e Kyoto Sanga, ambos do Japão, antes de se aposentar em 1996.