Tidos como dois dos principais candidatos ao título do Campeonato Brasileiro, Atlético e Palmeiras medirão forças pela nona rodada da competição nacional. Ao projetar o confronto, o técnico Gabriel Milito, do Galo, indicou caminho para que o time alvinegro supere o Verdão na Arena MRV, em Belo Horizonte.
O Atlético enfrenta situação desafiadora. Repleto de desfalques, o clube mineiro luta contra as adversidades para tentar seguir somando pontos no Brasileirão.
Na avaliação de Milito, o momento pede que o Galo “compita”. Extrapolando os fatores técnicos e táticos, o argentino prega “fortaleza mental” e intensidade no Atlético.
“Agora é esse momento de demonstrar fortaleza. Fortaleza mental. Os jogadores que jogam menos agora vão jogar. Têm que demonstrar que estão… Por sua qualidade, mas o que não pode faltar é o esforço. Jogar dando tudo. Depois, falharemos em um passe, um gol, tomaremos um gol… Agora, eu quero que a equipe jogue e compita. Que ganhemos duelos, duelos aéreos, bola dividida, um contra um. Quanto mais disso conseguirmos, o jogo se inclinará ao nosso favor. Além disso, jogar. Mas primeiro competir. Agora é o momento de, primeiro, competir.”
Gabriel Milito, técnico do Atlético
“Competir em um nível top. Não ao 100% – mas sim um pouco mais. Necessitamos disso, porque estamos reduzidos. E assim jogamos. E assim jogaremos os próximos jogos. Ganharemos? Não sabemos. Isso não se pode prometer. O que se pode prometer é que o time vai entregar tudo para ganhar e vamos competir assim. Depois, ganharemos ou perderemos, mas a maneira de competir é o importante. É o que te deixa perto de ganhar”, acrescentou o “Marechal”.
Milito prega respeito ao Palmeiras
Em outra resposta em entrevista coletiva, Milito pregou respeito ao Palmeiras – atual bicampeão nacional. O técnico do Atlético enfatizou o prazer por dominar o jogo a partir da posse de bola, mas admitiu que há cenários que pedem posturas distintas.
“Vamos fazer o jogo que mais nos convenha. O que mais nos convenha, sabendo que o Palmeiras é um time muito forte. Tem um processo longo de trabalho, tem muito bons jogadores, tem substitutos. Respeitamos o Palmeiras como todos os adversários, da mesma maneira que respeitamos o Bragantino. (…) Veremos como vamos jogar, mas temos que ser práticos. O que mais nos convém. Eu amo ter o domínio do jogo com a bola. Temos jogadores para fazer isso. Agora, há rivais que te deixam um pouco mais, outros que não te deixam”, analisou.
“Analisaremos e veremos o que será o mais conveniente para jogar contra o Palmeiras. E também com quem vamos jogar. Sair com a ambição de jogar um grande jogo, com mentalidade ganhadora, e mais uma vez jogar em equipe. O futebol moderno, o futebol atual, tem que ter ordem defensiva e ofensiva. Jogar em equipe. Os esforços têm que ser de todos. Nós temos isso claro”, prosseguiu.
Atlético e Palmeiras se enfrentarão na segunda-feira (17/6), a partir das 20h30, na Arena MRV. O Galo é o sexto colocado do Brasileirão, com 13 pontos.