Atlético

Bernard destaca amadurecimento e vê desafios para readaptação ao Atlético

De volta ao Atlético depois de 11 anos, Bernard foi apresentado oficialmente à torcida neste domingo (23/6), na Arena MRV
Foto do autor
Compartilhe

De volta ao Atlético depois de 11 anos, Bernard foi apresentado oficialmente à torcida. Reforço para a sequência da temporada 2024, o meia-atacante concedeu entrevista coletiva na Arena MRV antes da partida do Galo contra o Fortaleza, neste domingo (23/6), pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Bernard foi apresentado na presença do diretor de futebol Victor Bagy. Das mãos do ex-companheiro, o ‘Bambino’ ganhou a camisa 20, que estava vaga desde a saída de Hyoran – atualmente no Internacional.

Em 2013, quando deixou o Atlético após a conquista da Libertadores, Bernard era o dono da camisa 11. No entanto, o número atualmente pertence a Eduardo Vargas.

Posicionamento em campo

No retorno ao Galo, Bernard destacou as mudanças como atleta depois de mais de uma década no exterior. Aos 31 anos, com mais experiência e versatilidade, o meia comentou como pode se encaixar no esquema do técnico Gabriel Milito.

“Depois de tanto tempo na Europa, consegui me adaptar em outras posições e me tornei um jogador mais versátil. Em algumas equipes, joguei mais pela direita, mas também atuei na posição que sempre fiz no Atlético, na ponta esquerda. Em outros momentos, também joguei mais centralizado, como camisa 10”, iniciou Bernard.

“É uma dúvida ainda [o posicionamento em campo]. Ainda não tive um contato maior com o grupo em relação aos treinos. Tive uma conversa muito boa com o Milito, mas nada ainda direcionado para os jogos. Ainda tenho um tempo de preparação, como se fosse uma mini pré-temporada, mas estou à disposição para ajudar o Atlético em qualquer posição”, acrescentou.

Contato com o atual elenco do Atlético

“É muito bom retornar depois de tanto tempo e reencontrar algumas pessoas, como o Victor [ex-goleiro], que está em uma nova função. Conheci boa parte do grupo e pude conversar com alguns. Ainda há um pouco de timidez de todos os lados. Chego a um grupo muito qualificado. Os jogadores são boas pessoas. Espero ter essa conexão com os jogadores o mais rápido possível. Acredito que essa situação vai acontecer no dia a dia”.

Retorno ao Atlético no ‘momento certo’

“Eu já tinha feito um planejamento de volta pro Atlético há um ano, quando terminasse meu contrato nos Emirados Árabes. Os planos mudaram um pouco, mas a oportunidade apareceu agora. Com sete ou oito meses de contrato com o Panathinaikos, a gente começou as conversas com Rodrigo Caetano [ex-diretor de futebol do Atlético]. As coisas aconteceram naturalmente. Eu estava me sentindo bem, conversei com a minha família. Senti que era o momento certo para voltar ao Atlético”.

Preparação para a reestreia pelo Atlético

“Acredito que estou muito bem fisicamente. Tive essa pausa de 20 e poucos dias de férias após a saída do Panathinaikos. Acredito que esse descanso era importante, pois estava com desgaste físico e mental. Sabia que teria um pouco de dificuldade. os treinos estão sendo mais intensos para eu me preparar bem para reta final da temporada. Espero me adaptar o mais rápido possível, mas sei que cada liga tem as suas diferenças. São 11 anos fora. Estou bastante focado e intenso para me adaptar o mais rápido possível.

Apesar da apresentação na Arena MRV, Bernard só poderá estrear pela equipe que o formou como atleta profissional a partir de 10 de julho, data da reabertura da janela de transferências no futebol brasileiro.

Até lá, Bernard seguirá a rotina de preparação, uma espécie de “pré-temporada” – teve início nessa sexta-feira (21/6).

Carreira de Bernard

Revelado pelas categorias de base do Atlético, Bernard voltou ao clube mineiro após quase 11 anos. Em agosto de 2013, o Galo concluiu a venda do jogador por 25 milhões de euros (cerca de R$ 77 milhões na cotação da época) ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

Além do clube ucraniano, Bernard defendeu Everton (Inglaterra), Sharjah FC (Emirados Árabes Unidos) e Panathinaikos (Grécia) antes do retorno a Belo Horizonte.

A última temporada na Europa, no Panathinaikos, foi a melhor no exterior em termos de números. Pelo clube alviverde, o meia-atacante marcou 11 gols e ofereceu nove assistências em 49 partidas, conquistando o título da Copa da Grécia na despedida.

Com a camisa preta e branca, entre 2011 e 2013, Bernard marcou 22 gols em exatos 100 jogos. No Atlético, o Bambino de Ouro conquistou dois Campeonatos Mineiros (2012 e 2013) e uma Copa Libertadores (2013).

Compartilhe