A chegada do mês de julho marca também a entrada de cinco jogadores do Atlético na reta final de contrato com o clube mineiro. Esses nomes têm diferentes graus de importância para o Galo – e três deles têm a possibilidade, a partir desta segunda-feira (1/7), de assinar pré-contrato com outras equipes.
O zagueiro Bruno Fuchs e o meia-atacante Robert estão emprestados ao Atlético até dezembro – por CSKA, da Rússia, e Athletic, respectivamente. A diretoria alvinegra deve definir as situações da dupla somente com a proximidade do fim da temporada, a depender do rendimento dentro das quatro linhas.
Os outros três atletas têm vínculos definitivos com o Galo até 31 de dezembro. Veteranos, o lateral-direito Mariano (38 anos) e os atacantes Alan Kardec (35) e Eduardo Vargas (34) também entram em reta final de contrato com o clube mineiro.
A situação permite com que qualquer um dos três assine um pré-contrato para defender outra equipe, sem custos de transferências, a partir de janeiro do ano que vem. Mais especificamente no caso dos atacantes, não está descartada a possibilidade de que o Atlético opte por rescisão amigável antes do fim do vínculo.
Mariano é o reserva imediato de Saravia na lateral direita. O defensor foi acionado em apenas 12 partidas em 2024 e, ao fim do ano, deve se despedir do Galo após pouco mais de quatro temporadas.
Já Alan Kardec construiu trajetória decepcionante com a camisa preta e branca. Até aqui, foram apenas três gols em uma assistência em 37 partidas nesses quase dois anos em Belo Horizonte.
Por fim, Eduardo Vargas trilha caminho de altos e baixos representando o Atlético. Foram 27 gols e 13 assistências em 144 atuações.
Jogadores com contrato com o Atlético até dezembro
- Mariano (lateral-direito)
- Bruno Fuchs (zagueiro)
- Robert (meia-atacante)
- Alan Kardec (atacante)
- Eduardo Vargas (atacante)
Dos nomes citados, quem tem mais chances de permanecer no Atlético para a próxima temporada é Bruno Fuchs. As iminentes contratações de Junior Alonso e Lyanco, de toda forma, colocam em xeque a titularidade a titularidade do zagueiro de 25 anos no Galo.
Para seguir contando com Fuchs em 2025, o clube mineiro precisaria chegar a um acordo com o CSKA – seja por meio de um novo empréstimo ao fim do atual contrato ou de uma negociação pela aquisição de direitos econômicos. A situação deve ser analisada mais criteriosamente ao fim deste ano.