ATLÉTICO

André Lamounier deixa o Atlético após denúncia por sorteio de chuteiras

Dirigente foi acusado de beneficiar filho em ação que presenteou torcedores com chuteiras durante apresentação de Bernard
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético anunciou, nesta quarta-feira (3/7), a saída de André Lamounier do cargo de diretor de comunicação. Segundo a assessoria do clube, ele pediu demissão após ser denunciado por beneficiar o próprio filho em sorteio de um par de chuteiras na apresentação do meia Bernard, na Arena MRV, em 23 de junho, antes do jogo contra o Fortaleza.

O caso veio a público por meio do jornalista Victor Martins, quase uma semana depois, no último domingo (30/6). A ação, pensada pelo clube em conjunto com a Adidas, visava presentear aleatoriamente dois torcedores que estivessem na arquibancada utilizando uma camisa do Atlético com o nome de Bernard. 

No entanto, os escolhidos foram Arthur Lamounier, filho do agora ex-diretor, e um amigo dele. Na transmissão da GaloTV, é possível ver o pai abraçando o garoto e o encaminhando para perto de onde o jogador estava sendo apresentado.

O episódio gerou um mal-estar nos bastidores do clube, e Lamounier foi denunciado ao Compliance (conjunto de disciplinas a fim de cumprir e se fazer cumprir as normas legais e regulamentares) do Atlético. Além disso, os torcedores do Galo fizeram forte pressão nas redes sociais pela saída do diretor. 

O jornalista negou ter favorecido o filho e alegou ter se tratado de uma coincidência. “Antes mesmo de as denúncias serem analisadas pelo Conselho Gestor, o diretor tomou a decisão pessoal de pedir sua demissão sob a alegação de preservar ‘sua família e a Instituição'”, informou a assessoria.

Lamounier chegou ao Atlético em fevereiro de 2021 e deixa o cargo após três anos e cinco meses. Ele substituiu Domênico Bhering, demitido pela atual gestão após 20 anos como diretor de comunicação do clube.

Desgaste de Lamounier no Atlético

Lamounier já havia sido criticado por torcedores do Atlético em outras oportunidades. A mais recente foi quando ele provocou o Cruzeiro às vésperas do primeiro clássico entre os times na Arena MRV.

“É o primeiro grande clássico (na Arena MRV), né? Embora, convenhamos, o nosso rival mineiro já não é tão rival assim… O clássico já não é clássico como foi outrora. Mas, enfim, tem uma coisa diferente”, disse, em entrevista ao canal do jornalista Breno Galante, em outubro do ano passado.

Dias após a declaração, o Atlético perdeu o clássico por 1 a 0, em 22 de outubro de 2023, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

No jogo seguinte, um grupo de atleticanos pediu a saída do diretor com uma faixa. A manifestação foi realizada no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, no empate do alvinegro por 1 a 1 com o RB Bragantino, pela 29ª rodada do Brasileiro. 

“Fora, André Lamounier”, dizia a faixa. No local, estavam integrantes de algumas organizadas do Atlético: Movimento 105, Fúria Alvinegra, Camisa 13, Galoucos e Galoucura. No entanto, não é possível afirmar qual grupo específico levou a faixa.

Nota do Atlético sobre a saída de André Lamounier

Em primeiro lugar, é importante deixar claro que não são verdadeiras as informações de que há ou houve investigação no compliance sobre a conduta do diretor André Lamounier

O compliance do Clube é um órgão que não tem poderes investigativos. Ele simplesmente acolhe denúncias e as encaminha para o Conselho de Administração.

Além do mais, importante destacar que o fato foi comunicado pelo diretor ao compliance e à diretoria executiva no momento adequado, e logo após o ocorrido. Além disso, pediu desculpas pelos acontecimentos.

Antes mesmo de as denúncias serem analisadas pelo Conselho Gestor, o diretor tomou a decisão pessoal de pedir sua demissão sob a alegação de preservar “sua família e a Instituição”

Os acionistas e essa gestão reiteram seu respeito e confiança pelo profissional, além da gratidão pelo comprometimento e capacidade de trabalho demostrados ao longo dos últimos anos, que levou a comunicação do Galo a outro patamar.

Compartilhe