Maior torcida organizada do Atlético, a Galoucura se reuniu com a diretoria do clube nessa terça-feira (9/7) para debater o atual momento do time. Após as conversas, a decisão dos membros foi de “apoio irrestrito” nas arquibancadas.
Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (10/7), a Galoucura afirmou que fez cobranças, como o “planejamento arriscado” para 2024, renovações e elenco curto. No entanto, fez ponderações e citou casos que “estão além da alçada” do clube.
A organizada prometeu suporte ao Atlético no restante da temporada. Além disso, garantiu que irá fiscalizar o clube e questionar o que estiver errado.
Protesto da torcida
Torcedores do Atlético organizaram nas redes sociais um protesto contra o comando do clube. A manifestação está marcada para esta quarta-feira (10/7), às 20h, em frente à sede do Galo, no Bairro de Lourdes, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
A iniciativa partiu de torcedores isolados e, por enquanto, nenhuma organizada confirmou presença. Vários influenciadores divulgaram o protesto nas redes sociais. Os torcedores cobram mais investimento dos donos do clube, além de outros pontos, como acústica da Arena MRV e transparência da SAF.
Comunicado da Galoucura
Como maior Torcida Organizada do Clube Atlético Mineiro, entendemos o nosso papel de representar a Massa Atleticana e defender sempre os interesses da Torcida e também do Atlético.
Na tarde de ontem 09/07 a Diretoria da Torcida Organizada Galoucura se reuniu com a Diretoria do Clube Atlético Mineiro a fim de manifestar as nossas devidas ponderações sobre a má fase do clube e também ouvir o que o Clube tinha a dizer.
Ponderamos sobre um planejamento arriscado do Clube para a temporada de 2024 em que era sabida a existência da Copa América no calendário a qual o clube poderia perder jogadores para as suas respectivas seleções.
Além de situações como a renovação com jogadores que já não estão mais apresentando rendimento à altura do que esperamos e também sobre à saída de alguns jogadores sem reposição imediata, deixando o elenco curto e enfraquecido.
Entendemos também que existem situações que estão além da alçada do Clube de um modo geral, como a lesão de alguns jogadores e os desfalques por suspensão.
Concluímos que esse é o momento de apoio irrestrito ao Clube nas arquibancadas e que estamos fechados com o treinador Gabriel Milito e com todo o elenco do Galo para o restante da temporada, seja em jogos dentro ou fora de casa, para buscarmos juntos todos os nossos objetivos
Ressaltamos que a Galoucura irá continuar se portando, como sempre se portou, como órgão fiscalizador do Clube e questionará tudo aquilo que julgar estar errado ou aquém do que esperamos para o nosso Glorioso Clube Atlético Mineiro.
Por fim, O GALO SOMOS NÓS, a Torcida, a Massa. Ninguém jamais será maior do que a nossa Instituição. Torcida Organizada Galoucura
Momento do Atlético
O Atlético não vive um bom momento dentro de campo. Com vários desfalques há muitas rodadas, o time não vence há três partidas e vem de derrotas por 3 a 0 para o Botafogo, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e 4 a 2 para o Flamengo, na Arena MRV, ambas pelo Campeonato Brasileiro.
O próximo compromisso do Galo será na quinta-feira, às 21h30, contra o São Paulo. A partida, pela 16ª rodada, será disputada na Arena MRV.
O alvinegro está em 12º lugar, com 18 pontos, enquanto o Tricolor Paulista ocupa a quarta posição, com 27 pontos.