ATLÉTICO

Luto no Atlético: morre Tomazinho, um dos maiores artilheiros da história do Galo

Ex-jogador defendeu o Atlético na década de 1950 e marcou mais de 100 gols em 162 partidas
Foto do autor
Compartilhe

Thomaz de Aquino Gonçalves, mais conhecido como Tomazinho, um dos maiores artilheiros da história do Atlético, morreu nesta quinta-feira (18/7), aos 91 anos. A informação foi divulgada pelo clube nas redes sociais com uma homenagem ao ex-jogador, que defendeu o Galo na década de 1950 em duas passagens.

“A Massa hoje se despede de um dos grandes da nossa história: faleceu nesta quinta-feira o ex-atacante Tomazinho”, lamentou o Atlético.

“Thomaz de Aquino Gonçalves jogou pelo clube na década de 1950 e foi tricampeão mineiro (54, 55 e 56), sendo também duas vezes artilheiro do torneio. Com 118 gols marcados em 162 partidas com nossa camisa, ainda hoje ele é o 14° maior artilheiro do Galo”, destacou o Galo.

A causa da morte de Tomazinho não foi informada pelo clube. Thomaz nasceu em Conquista, no interior de Minas Gerais, no dia 7 de março de 1933. Além do Atlético, ele também defendeu Goiás, Goiânia, Palmeiras e Cruzeiro.

A primeira passagem de Tomazinho pelo Galo foi entre 1954 e 1958. Depois, ele vestiu a camisa do Palmeiras. O retorno ocorreu em 1959 e perdurou até 1960.

Artilheiro dos clássicos

Tomazinho também é o quinto maior artilheiro do Atlético nos clássicos contra o Cruzeiro. Ele está à frente, inclusive, de outros ídolos do Galo como Dadá Maravilha, Éder Aleixo, Diego Tardelli, Guilherme e Paulo Isidoro.

Contra o arquirrival, o ex-jogador balançou as redes dez vezes. Ele só está atrás de Lucas Miranda (15), Ubaldo (16), Reinaldo (também com 16) e Guará (26).

Compartilhe