Ex-técnico do Atlético, o argentino Jorge Sampaoli pediu desculpas por fazer comentário preconceituoso sobre o atacante Ousmane Dembelé, do Paris Saint-Germain e da Seleção Francesa.
Em entrevista à revista francesa SoFoot, Sampaoli criticou o jogador: “Quando ele parte para cima (do marcador), os outros jogadores se tornam espectadores que só assistem a como a jogada vai terminar. Eles sabem que ele joga como um autista: começa e termina o lance sozinho. Ele não tem a capacidade de fazer um companheiro de equipe brilhar, apenas sabe fazer com que ele mesmo brilhe”
O comentário gerou críticas pela parte em que Jorge diz que Dembelé “joga como um autista” – a colocação é considerada capacitista, pois discrimina e desmoraliza um tipo de deficiência, o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Sampaoli pediu desculpas
Após ser criticado pela declaração, o ex-treinador do Atlético se desculpou por meio de post no Instagram.
“Nunca foi minha intenção me referir ao autismo. Peço desculpas a todos. Queria falar sobre individualidade”, disse Sampaoli
Sampaoli no Atlético
Jorge Sampaoli chegou ao Atlético em março de 2020, logo após o time ser eliminado na Copa do Brasil pelo modesto Afogados. O técnico comandou o Galo em 45 jogos, todos eles sem torcida no estádio devido à pandemia de COVID-19.
Em fevereiro de 2021, Sampaoli – que tinha contrato até o final do ano – pediu demissão para assinar com o Olympique de Marseille, da França.
Nas 45 partidas em que esteve à frente do Atlético, o argentino somou 26 vitórias, nove empates e 10 derrotas.
Sampaoli conquistou o Campeonato Mineiro de 2020 e garantiu a classificação direta do Atlético para a fase de grupos da Copa Libertadores 2021 ao terminar em terceiro lugar no Brasileiro de 2020 – a apenas três pontos do Flamengo, campeão.