ATLÉTICO

Atlético freia cartões no Brasileiro após conversas internas

Atlético é um dos times mais "indisciplinados" do Brasileiro e pecou por excesso de cartões, mas vem mudando cenário
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético freou o recebimento de cartões na Série A do Campeonato Brasileiro após conversas internas. Um dos clubes mais “indisciplinados” da elite do futebol nacional em 2024, o Galo recebeu, nas contas do No Ataque, 51 cartões amarelos e sete vermelhos em 17 partidas na principal competição do país.

O excesso de cartões prejudicou o Atlético especialmente em junho, em momento crítico da temporada. Na ocasião, o time de Gabriel Milito já sofria com baixas por convocações para seleções e lesões e, constantemente, teve de lidar com outros desfalques em virtude de suspensões.

Nos três últimos jogos, uma mudança no cenário se fez notável. Na somatória dos compromissos contra São Paulo, Juventude e Vasco, o Galo recebeu apenas quatro cartões amarelos. Veja o levantamento completo a seguir.

Os cartões do Atlético no Campeonato Brasileiro*

  • 1ª rodada: Corinthians 0 x 0 Atlético – seis amarelos e um vermelho
  • 2ª rodada: Atlético 1 x 1 Criciúma – dois amarelos
  • 3ª rodada: Atlético 3 x 0 Cruzeiro – dois amarelos
  • 4ª rodada: Cuiabá 0 x 3 Atlético – cinco amarelos e um vermelho
  • 5ª rodada: Fluminense 2 x 2 Atlético – dois amarelos
  • 7ª rodada: Atlético 1 x 1 Bahia – seis amarelos
  • 8ª rodada: RB Bragantino 1 x 2 Atlético – seis amarelos e um vermelho
  • 9ª rodada: Atlético 0 x 4 Palmeiras – cinco amarelos e dois vermelhos
  • 10ª rodada: Vitória 4 x 2 Atlético – dois amarelos
  • 11ª rodada: Atlético 1 x 1 Fortaleza – três amarelos
  • 12ª rodada: Internacional 1 x 2 Atlético – quatro amarelos
  • 13ª rodada: Atlético 1 x 1 Atlético-GO – nenhum cartão
  • 14ª rodada: Atlético 2 x 4 Flamengo – três amarelos e um vermelho
  • 15ª rodada: Botafogo 3 x 0 Atlético – um amarelo e um vermelho
  • 16ª rodada: Atlético 2 x 1 São Paulo – dois amarelos
  • 17ª rodada: Juventude 1 x 1 Atlético – um amarelo
  • 18ª rodada: Atlético 2 x 0 Vasco – um amarelo

*Os cartões amarelos de Gabriel Milito (dois) também foram levados em consideração. Quando um atleta foi expulso após receber dois cartões amarelos, considerou-se dois amarelos e um vermelho.

Cartões viraram tema de conversas internas

Após a vitória do Atlético sobre o Vasco (2 a 0), no último domingo (21/7), Milito revelou ter conversado com os jogadores sobre o excesso de cartões recebidos – especialmente vermelhos. O argentino reconheceu que o estilo de jogo da equipe pode ter contribuído para isso.

“Nós somos uma equipe que joga com muita intensidade, e os rivais têm qualidade. Às vezes, chegar um segundo mais tarde te custa um cartão amarelo. Eu sei que isso vai acontecer. Por isso, falo da importância de ter um elenco mais amplo. Porque em todas as partes do mundo são cinco cartões amarelos para um jogo de suspensão. Aqui no Brasil não é assim: três cartões amarelos geram um jogo de suspensão. Por isso, é tão importante ter muitas e boas opções. Também há muita sequência de jogos”, analisou.

Gabriel Milito, técnico do Atlético, antes de jogo contra o Vasco na Arena MRV - (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Gabriel Milito, técnico do Atlético, antes de jogo contra o Vasco na Arena MRV(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Em seguida, o treinador alvinegro disse ter enfatizado com os atletas a necessidade de “zerar” as expulsões. Em diversos jogos no primeiro turno, o Galo se viu em inferioridade numérica em virtude dos cartões vermelhos.

“Mas sim, falamos sobre tudo. Sobre os cartões vermelhos, porque nesta competição do Campeonato Brasileiro, com tantos times bons, onde tudo é tão equilibrado, jogar com um jogador a menos é condicionante para o desenrolar do jogo e para o resultado final. Isso é algo que nos ocorreu”, pontuou.

“Aprendemos disso e tentaremos que não ocorra mais, porque seria dar vantagem ao adversário e não temos que fazer isso. Se ganham porque jogaram melhor, ok. Mas não por dar vantagens com esses cartões. Conversamos. Cartão amarelo vai ter, como qualquer equipe da liga, mas cartão vermelho… Não. Tentaremos que isso não aconteça mais”, completou.

Em busca de seguir mantendo a disciplina dos últimos três jogos, o Atlético medirá forças com o Corinthians na Arena MRV, em Belo Horizonte, a partir das 19h do domingo (28/7). A partida será disputada pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Compartilhe