ATLÉTICO

Atlético: Bernard explica escolha por Shakhtar e recusa a gigantes europeus em 2013

Meia contou bastidores da saída do Galo e o que pesou para ir a um centro com menos visibilidade na Europa
Foto do autor
Compartilhe

Valorizado no mercado, Bernard foi procurado por muitos clubes antes de deixar o Atlético rumo ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, em 2013. A decisão envolveu o aspecto financeiro, a forma de pagamento e até mesmo um jatinho banhado a ouro, conforme contou o meia em participação no GaloCast, na quarta-feira (25/7).

Segundo o jogador de 32 anos, o Galo recebeu propostas de outros três clubes: Tottenham, da Inglaterra, Borussia Dortmund, da Alemanha, e Porto, de Portugal. Na época, Bernard não queria nem discutir a possibilidade da ida para Ucrânia, por achar que poderia o atrapalhar na disputa por vaga na Seleção Brasileira.

“Eu tinha propostas boas, do Tottenham, do Borussia Dortmund, do Porto, que acabou ficando entre Porto e Shakhtar. O empresário vinha com proposta Shakhtar, eu falava: ‘Não me traz isso, não, não quero ir. Quero ir para um centro que vou ter visibilidade boa, para continuar indo à Seleção, porque é um momento importante para mim. Estou enxergando a possibilidade e a oportunidade’”, contou.

No entanto, o clube europeu não desistia fácil e foi aumentando a proposta cada vez mais. “Só que as coisas foram se desenrolando, e eles, o pessoal do Shakhtar, são muito insistentes. Vieram com uma proposta absurda se tratando das outras. Foram aumentando cada vez mais.”

Jatinho de ouro e aumento da proposta

Com isso, Bernard decidiu ir a Donetsk para conhecer a estrutura, ainda sem assinar em definitivo com o Shakhtar. Para chegar lá, voo em um jatinho banhado a ouro.

“Eu fui para conhecer o centro de treinamento e o estádio só para conhecer. Aí entrou o jatinho. Chegando lá viajamos até Londres e um jatinho banhado a ouro, talher, até o vaso. E mesmo assim eu beleza, legal, fomos lá conhecer. Chegamos lá para conhecer a estrutura, e meus empresários falando para assinar”, relembrou.

Ainda relutante, Bernard foi convencido de vez pela diretoria ucraniana com mais um aumento da proposta, que se tornou praticamente irrecusável. 

“Cheguei lá, falei que iria para conhecer. Aí os caras foram e toma mais esse aumento aqui. Aí eu falei que não tinha mais jeito. Depois eu assinei, saíram as fotos com o cachecol. A proposta financeiramente foi absurda. E para poder voltar ele me mandou outro jatinho, do mesmo modelo, banhado a ouro, mas era outro”, afirmou.

Maior venda na história do Atlético

Outro fator que pesou foi o lado financeiro para o Atlético. Enquanto o Porto queria pagar um valor um pouco menor de forma parcelada, o Shakhtar se propôs a comprar Bernard por 25 milhões de euros à vista, o que representou R$ 77 milhões nos cofres do Galo de maneira imediata. 

“Eles sabiam que era uma oportunidade muito boa, para mim e para o Atlético. Os outros clubes queriam pagar, mas era parcelado, mas Shakhtar queria pagar 25 milhões de euros à vista. Você é o presidente do clube, com a conta batendo todo mês, no final você coloca na ponta do lápis e vê que vai ser bom para o clube”, contou.

Maior venda na história do Atlético, Bernard retornou ao clube nesta temporada e entrou em campo em dois jogos. O meia deverá ser titular novamente neste domingo, às 19h, quando o alvinegro receberá o Corinthians na Arena MRV, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Compartilhe