Pela primeira vez desde abril, o Atlético passou dois jogos consecutivos sem sofrer gols. Na avaliação do técnico Gabriel Milito, o Galo demonstrou evolução no aspecto defensivo nos duelos contra CRB e Cruzeiro. “Estou convencido de que estamos no caminho certo”, afirmou o treinador argentino.
“Eu falei, quando tomávamos gols, que eu sofro quando a equipe toma gols. Não é a nossa ideia, não é a ideia dos jogadores. Quando isso acontece, há de se detectar o problema. Uma vez detectado o problema, temos de compartilhá-lo com os jogadores por meio das imagens. Isso não se pode discutir – as imagens estão aí. E depois, trabalhar isso na semana.”
Gabriel Milito, técnico do Atlético
Nas últimas entrevistas coletivas, Milito vinha batendo na tecla de que as falhas defensivas cometidas pela equipe alvinegra não estavam relacionadas ao esquema tático. Por isso, nas últimas sessões de treinamento na Cidade do Galo, o treinador focou em reforçar conceitos defensivos importantes do sistema implementado no Atlético, principalmente por meio da análise de imagens.
“Falo que não é um problema de sistema, mas do que falamos na coletiva anterior: enquanto ataco, defender; descansar perto do adversário… Tudo o que tem a ver com defender bem e controlar os contra-ataques. Sobretudo para nós, que somos uma equipe propositiva, que joga muito tempo no campo rival. Se não marca bem a esses adversários, os contra-ataques são muito perigosos, porque eles tem muitos metros para correr”, explicou.
“Aqui no Brasil, há jogadores de muita qualidade e atacantes muito velozes. Se você faz isso mal, é um problema. Estava acontecendo isso conosco e falamos sobre essas coisas. Por isso, falava com vocês (jornalistas) que não era um problema de sistema, mas de posicionamentos. Melhoramos muito, tanto no jogo contra o CRB como contra o Cruzeiro. Tivemos o controle quando não tivemos a bola e, quando tivemos a bola, em muitos momentos do jogo, fomos dominantes”, acrescentou.
“Estou convencido de que estamos no caminho certo”, diz Milito
Em seguida, o técnico reconheceu que ainda há espaço para evolução no Atlético, mas mostrou convicção sobre o caminho tomado pelo grupo. Milito garantiu que seguirá trabalhando com ajustes para elevar o nível da equipe.
“Eu quero mais, com certeza. Os jogadores querem mais. Não há que conformar-se nunca. Há de se tentar, a cada dia, ser melhor. Ainda que se faça coisas boas, dentro do jogo também há coisas para corrigir, a melhorar. Falaremos das coisas boas para manter e alguns pequenos ajustes sempre há para fazer em um time. Isso é o que, no final, eleva o nível e te potencializa. Nós temos que seguir melhorando, mas estou convencido de que estamos no caminho certo”, encerrou.
O Atlético volta a campo na terça-feira (13/8), a partir das 21h30, para enfrentar o San Lorenzo (Argentina), pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. A partida será disputada no Estádio El Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires.