ATLÉTICO

Tiago Leifert ‘manda a real’ sobre Milito no Atlético: ‘Vocês não acharam louco?’

Em uma análise divulgada no Youtube, o ex-apresentador da Globo explicou por que ficou encantado com o esquema tático montado pelo técnico argentino
Foto do autor
Compartilhe

O jornalista Tiago Leifert elogiou a formação do Atlético no clássico contra o Cruzeiro (0 a 0), no último sábado (10/8), no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro. Em uma análise divulgada em seu canal no Youtube, o ex-apresentador da Globo explicou por que ficou encantado com o esquema tático montado pelo técnico argentino Gabriel Milito.

“O que me chamou muito a atenção e que eu queria conversar com vocês foi a formação do Atlético. Olha o que o Milito fez na primeira hora de jogo. Para entender esse quadro do meu lado, supostamente tem um esquema 3, 4, 1, 2, olha que maluquice que é o Scarpa de lateral pela direita, e o Arana na esquerda; no meio, Franco, Otávio e Vera. Três zagueiros, mas o Battaglia caindo ali no meio dos dois. O Franco seria o meia, com o Cadu e o Paulinho na frente”, iniciou.

Leifert ainda citou o atual técnico da Juventus, Thiago Motta, para explicar o desenho tático do argentino no Galo.

“Só dá para entender isso aqui se você olhar na vertical, como o Thiago Motta fala que monta o time dele, o Bologna (hoje ele está na Juventus), na Itália, que ele não olha só na horizontal, ele não olha no 3, 4, 1, 2, ele olha com faixas na vertical. E eu acho que para entender o que o Milito fez, que foi muito inteligente, porque ele conseguiu ter boas chances de gol e anulou o Cruzeiro, que vem jogando bem”, destacou.

“Se você olhar essa primeira faixa onde está o Guilherme Arana significa que se o Cruzeiro entrasse pela esquerda do Atlético, ele tem Otávio, Aranha e Alonso. Se entrar pelo meio, tem Franco, Otávio, Vera e Battaglia. Se entrar pela direita, tem Scarpa, Vera e Saravia. E aí pra atacar é contra-ataque. Se o Scarpa sobe por ali, o Aranha pode fechar no meio junto com mais dois volantes. Se você atacar com os dois, você ainda tem três no meio, Franco, Otávio e Vera, com Cadu e o Paulinho na frente. Você pode atacar com quatro e deixar três parados aqui. É uma formação muito legal”, acrescentou.

Por fim, Leifert exaltou o treinador do Atlético e disse que a escalação pode ser repetida contra o San Lorenzo.

“Se a bola vai para o Aranha, por exemplo, você pode pedir para o Scarpa fechar o meio para você. Você pode subir o Battaglia como mais um volante e ficar só com dois zagueiros atrás. Ele tem muita alternativa. É muito doido isso aqui. Vocês não acharam louco? Muito legal a formação que ele usou. E tem jogo de Libertadores essa semana, né? Então, essa é uma formação interessante para jogar com os argentinos, pra segurar os caras. Mas achei bem interessante”.

Compartilhe