O secretário geral do San Lorenzo, Pablo Garcia Lago, divulgou nas redes sociais um vídeo no qual um torcedor do Atlético imita um macaco em direção à torcida argentina, na Arena MRV, depois do jogo entre os clubes, na terça-feira (20/8), pela Copa Libertadores.
“Conmebol, isso não é racismo? Esperamos o mesmo tratamento e as sanções que foram impostas ao San Lorenzo. Foi filmado do camarote cedido pelo Atlético”, disse o dirigente.
Na imagem, adolescentes provocam a torcida do San Lorenzo. Apenas um deles faz gestos racistas.
O Atlético soltou uma nota oficial sobre o caso.
“O Galo é preto e branco! Não admitimos condutas racistas, muito menos dentro da nossa casa! A equipe de segurança da Arena MRV já trabalha junto à inteligência das polícias para identificar o torcedor que aparece fazendo gestos racistas no jogo de ontem, em direção à torcida adversária, no sentido de aplicar todas as punições cabíveis, de acordo com o regulamento de uso do estádio e o regulamento do programa de sócio Galo Na Veia, caso faça parte do quadro, bem como o Código de Ética e Conduta do Clube. O Atlético afirma, ainda, que dará total colaboração às autoridades no caso. A Arena MRV é lugar de respeito e igualdade, a exemplo do belíssimo mosaico feito ontem pela Massa, com os dizeres ‘NO TO RACISM’. Racismo é crime! Não basta não ser racista, é preciso ser Antirracista!”
Racismo na Argentina
Na última partida, em Buenos Aires, torcedores do San Lorenzo fizeram atos racistas contra os torcedores do Galo. O Atlético pediu punições severas ao argentinos.
Antes do jogo dessa terça, a torcida do Atlético organizou um enorme mosaico cobrando o fim do racismo no futebol.