FUTEBOL INTERNACIONAL

Ex-volante do Atlético marca primeiro hat-trick da carreira aos 31 anos

Cria do Atlético, volante que foi titular da Seleção Brasileira e de gigante inglês marcou três gols em goleada de liga europeia; assista aos lances
Foto do autor
Compartilhe

Não é todo dia que se vê um volante marcar três gols em uma partida. No entanto, nesse domingo (25/8), um cria do Atlético que atua na posição atingiu o feito inusitado: Fred, titular da Seleção Brasileira na última Copa do Mundo e ex-jogador do Manchester United, anotou o primeiro hat-trick da carreira aos 31 anos, jogando pelo Fenerbahçe, gigante da Turquia.

Natural de Belo Horizonte, o meio-campista foi o grande destaque da goleada por 5 a 0 aplicada pela equipe treinada pelo português José Mourinho sobre o Rizespor, pela terceira rodada do Campeonato Turco, disputada fora de casa, no Estádio Çaykur Didi, em Rize.

Fred abriu o placar da partida aos 15 minutos, com belo gol em chute de fora da área que balançou as redes no canto esquerdo do goleiro adversário. Aos 15 do segundo tempo, o volante marcou o terceiro gol do jogo após infiltrar-se com maestria na grande área e acertar chute cruzado no lado esquerdo da baliza. Quatro minutos depois, o brasileiro marcou o quarto do Fenerbahçe ao aproveitar rebote de chute do atacante bósnio Edin Džeko, que havia sido defendido.

Festejado por Mourinho e pelos companheiros

Após o fim da partida, o volante foi extremamente festejado pelos companheiros e pela torcida do Fenerbahçe e recebeu de presente a bola do jogo.

José Mourinho também celebrou o inusitado hat-trick de Fred e foi visto brincando com o ex-jogador do Atlético no campo de reservas. Ele foi substituído aos 36 minutos do segundo tempo.

O português conhece o meio-campista de longa data. Era ele o técnico do Manchester United quando o clube inglês contratou o brasileiro, em junho de 2018, por 55 milhões de euros (R$ 240 milhões, na cotação da época). Os dois, no entanto, trabalharam juntos por pouco tempo na Inglaterra, já que Mourinho foi demitido em dezembro daquele ano.

Em junho de 2024, o treinador foi anunciado pelo Fenerbahçe e voltou a encontrar Fred, que defente o time turco desde agosto do ano passado. A parceria tem dado resultado: a equipe, que tem o brasileiro como referência técnica, ocupa a liderança do campeonato nacional após três rodadas, com campanha invicta: duas vitórias e um empate.

Fred pelo Atlético

O volante belo-horizontino iniciou carreira nas categorias de base do Atlético. No entanto, deixou o clube antes de assinar o primeiro contrato profissional, em 2010, quando tinha 16 anos, e se transferiu para o Internacional.

A transação, na época, foi polêmica e gerou mal-estar entre o empresário Assis – o empresário, irmão de Ronaldinho Gaúcho, levou Fred ao Inter – e Alexandre Kalil, então presidente do Galo, que chegou a reclamar publicamente e formalmente do fato.

“O Inter precisa aprender a não roubar jogadores. O contrato dele estava acabando. O Assis veio, ofereceu dinheiro para a família do Fred e levou o jogador. Ele opera para o Inter. Fala que é gremista, mas tira jogadores de outros times para colocar no Internacional. Ficou um tempo com o Fred e depois mandou para lá”, disse Kalil sobre o ocorrido, em 2012.

Apesar de nunca ter jogado profissionalmente pelo alvinegro, o volante é atleticano assumido e já revelou o desejo de defender o clube caso retorne para o Brasil. Em junho deste ano, durante as férias do futebol europeu, ele visitou a Arena MRV para acompanhar duelo entre Galo e Palmeiras, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O alviverde paulista venceu a partida por 4 a 0.

Desejo de voltar ao Atlético

Em janeiro de 2022, Fred admitiu a possibilidade de retornar ao Brasil em entrevista à ESPN. Àquela altura, o volante considerava as ideias de atuar por Atlético ou Internacional.

“Talvez no futuro, não sei ainda. Saí muito cedo do Brasil, tive uma carreira muito curta. Ainda tenho vontade de jogar no Brasil. Não joguei, por exemplo, uma Libertadores. Não tive esse privilégio. Joguei um ou dois jogos de Copa do Brasil, uns jogos de Campeonato Brasileiro e logo saí do Brasil”, disse na época.

“Eu tenho um carinho enorme pelo Atlético, por mais que minha saída tenha sido conturbada. Sempre torci para o Atlético. Quem sabe no futuro. Ou no próprio Internacional, tenho um carinho enorme. Ainda posso dizer, por mais que eu seja atleticano, que talvez minha primeira escolha seja o Internacional. Pelo modo que eu saí do Inter, como me receberam lá”, acrescentou.

Carreira de Fred

O volante estreou profissionalmente pelo Inter em 2012 e, imediatamente, se destacou. No ano seguinte, após 55 jogos, oito gols e 10 assistências pelo Colorado, foi vendido para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por 15 milhões de euros.

Em cinco temporadas no time ucraniano, Fred venceu nove títulos nacionais, fez 155 jogos, marcou 16 gols e distribuiu nove assistências. As boas temporadas do brasileiro na equipe atraíram holofotes de gigantes europeus e, após a temporada 2017/2018, ele foi comprado pelo Manchester United.

O volante defendeu o time inglês por cinco temporadas, sendo titular em boa parte dos jogos. Foram 217 partidas, 14 gols e 19 assistências nesse período. Após 2022/2023, o belo-horizontino deixou o United e foi para o Fenerbahçe, equipe pela qual entrou em campo 38 vezes e anotou seis gols e nove assistênias.

Fred também teve passagem considerável pela Seleção Brasileira. Com a Amarelinha, fez 32 partidas, distribuiu três assistências e foi convocado para as Copas do Mundo de 2018 e 2022 – na segunda, foi titular.

Compartilhe