Campeão da Copa do Mundo de 2002 com a Seleção Brasileira, Gilberto Silva fez parte do elenco do Atlético que conquistou a Libertadores de 2013. Em entrevista ao Charla Podcast, ele relembrou o discurso motivacional que fez antes do início do segundo tempo da decisão entre Atlético e Olimpia, no dia 24 de julho, no Mineirão.
“Eu desci para o vestiário mais rápido e, quando os jogadores chegaram, eles sentaram, e o Cuca ficou próximo a eles. Eu fiquei atrás vendo a reação deles. E eles estavam jogando muito bem, estava tudo tranquilo, depois eles se arrumaram e saíram”, iniciou.
“Só que antes de todo mundo ir para o campo, eu chamei eles para a sala de aquecimento. Eu falei: ‘vamos fazer um círculo aqui, eu quero falar algo rapidinho com vocês'”, explicou.
Gilberto Silva relembrou o que disse naquele dia. “Esse é um momento único na vida de cada um de nós que está aqui. Está vendo esse pessoal aqui fora? Eles estão aqui por nós, vamos entregar tudo no segundo tempo por eles, por cada um aqui, por nossas famílias que estão se sacrificando para a gente estar aqui neste momento. Este é um momento único na nossa vida. Talvez muitos de vocês não vão viver mais essa oportunidade, eu não vou. Mas vamos fazer desse momento único, vocês estão fazendo um baita jogo, só acelerem mais, continuem dando mais ritmo, vamos para lá para vencer o jogo, é só isso, vamos fazer este momento único na nossa vida”.
Longe do melhor momento da carreira, o ex-volante da Seleção Brasileira disse que tentou contribuir da forma que era possível. “Meu papel não era ser protagonista em campo, mas ajudar esses caras de alguma forma, nem que seja um pouquinho, nem que seja 1%, é o que eu me propus a fazer, dentro ou fora de campo, mas sempre um jogador de equipe”, destacou.
Copa Libertadores
Depois de perder o primeiro jogo por 2 a 0, no Paraguai, o Atlético devolveu o placar e venceu o Olímpia, no Mineirão. Nos pênaltis, o Galo fez 4 a 3 e ficou com a taça da Libertadores.