Jô foi um dos protagonistas do Atlético na conquista da Copa Libertadores de 2013. Artilheiro da competição, com sete gols, o atacante construiu uma relação de carinho com o clube que vai além das quatro linhas.
Aos 37 anos, Jô garante que segue acompanhando e torcendo pelo Galo. Em entrevista ao No Ataque nessa quinta-feira (12/9), ele confirmou que estaria na Arena MRV para assistir à partida contra o São Paulo, pelas quartas de final da Copa do Brasil.
“Depois que eu sai daqui, virei torcedor. Acompanho os jogos sempre que possível. Hoje vou estar na Arena, onde eu vou voltar. Estive lá em um evento sem torcida, agora poderei ver os torcedores, tenho uma relação de amor e carinho com o Atlético muito grande”.
Jô, ex-atacante do Atlético
A presença de Jô deu sorte ao time alvinegro, que empatou por 0 a 0 com o São Paulo e avançou à semifinal para enfrentar o Vasco. O Atlético tentará o terceiro título da Copa do Brasil.
Amizades nos tempos de Atlético
O Atlético campeão da Copa Libertadores de 2013 e da Copa do Brasil de 2014 tinha jogadores que são considerados ídolos, casos de Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli, Leonardo Silva, Réver, Marcos Rocha, Victor, entre outros.
Do elenco multicampeão, Jô criou maior vínculo com dois atletas: o colega de ataque Diego Tardelli e o volante Rosinei – com quem já havia atuado no Corinthians no início da década de 2000.
“Que eu mais falava, da época, era o Tardelli e o Rosinei. O Tardelli é padrinho do meu filho mais novo, o Miguel. E o Rosinei, a gente se fala desde a base do Corinthians, jogamos juntos aqui, estamos sempre nos falando. Falei com ele até semana passada.
Jô pelo Galo
Jô disputou 127 jogos e marcou 39 gols pelo Galo. Seu melhor ano foi justamente o de 2013, quando integrou o quarteto ofensivo ao lado de Bernard, Tardelli e Ronaldinho. Em 52 partidas, o então camisa 7 contabilizou 19 gols.

Uma das cenas mais icônicas naquele período era a comemoração de Jô e Ronaldinho Gaúcho nos gols do Atlético. Os dois saltavam um em direção ao outro e trombavam de peito, levando a torcida à loucura no Independência e no Mineirão.
O bom momento no clube alvinegro abriu espaço para Jô na Seleção Brasileira. O técnico Luiz Felipe Scolari convocou o atacante para a Copa das Confederações de 2013 (campeão) e para a Copa do Mundo de 2014 (4º lugar).
Carreira do atacante
Em mais de 20 anos de carreira, Jô viveu grandes momentos no Corinthians, pelo qual ganhou dois Campeonatos Brasileiros (2005 e 2017) e marcou 65 gols em 284 jogos.
O atacante também brilhou no CSKA Moscou, da Rússia (47 gols em 85 jogos); no Nagoya Grampus, do Japão (32 gols em 74 jogos); e no Shabab Dubai, dos Emirados Árabes Unidos (16 gols em 19 jogos).
Sem o mesmo brilho, Jô jogou a Premier League por Everton e Manchester City. Também passou por Galatasaray (Turquia), Internacional, Jiangsu Suning (China), Ceará e Amazonas – seu último clube.
Em 2025, Jô tem acordo para representar o Itabirito no Campeonato Mineiro.
Entrevista de Jô ao programa Bola na Área, da TV Alterosa
O programa Bola na Área, da TV Alterosa, exibirá a partir das 12h deste sábado (14/9), uma entrevista exclusiva do jornalista Marcellus Madureira com o centroavante Jô. Acompanhe ao vivo pela TV aberta ou YouTube.