O Atlético e o técnico Mano Menezes são rivais de longa data, com mais de 30 jogos no histórico. Nesta quarta-feira (18/9), a partir das 19h, escreverão mais um capítulo deste livro no confronto entre Galo e Fluminense, no Maracanã, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil.
O primeiro mata-mata do time alvinegro contra uma equipe comandada pelo treinador foi histórico. Em 2014, o Corinthians saiu na frente do placar agregado nas quartas de final da Copa do Brasil com a vitória por 2 a 0 na Neo Química Arena, em São Paulo.
Ao comemorar um dos gols, Mano Menezes não conteve a euforia e dançou na beira do gramado, com os braços abertos. A felicidade, no entanto, durou poucos dias.
Na volta, o Atlético até saiu atrás no Mineirão, mas conseguiu uma virada surpreendente e goleou o time paulista por 4 a 1. A histórica vitória foi coroada com uma dancinha dos jogadores no campo, em tom de provocação.
Rivalidade e finais
A rivalidade se acirrou de vez a partir de 2015, quando Mano assumiu o comando do Cruzeiro. Pela Raposa, o técnico enfrentou o Atlético em quatro mata-matas, sendo três finais do Campeonato Mineiro e um novo confronto na Copa do Brasil.
O alvinegro venceu o Estadual em 2017, mas perdeu as decisões dos dois anos seguintes. Nas quartas de final do torneio nacional, Mano também levou a melhor, com vitória por 3 a 0 na ida e derrota por 2 a 0 na volta.
O Atlético enfrentou o técnico no comando do rival em 19 oportunidades até 2019. Foram seis vitórias, seis empates e sete derrotas.
O retrospecto geral também não é positivo para o Galo. Apesar da histórica classificação em 2014, o time perdeu sete vezes a mais do que venceu.
De toda forma, o Atlético se apega às memórias positivas para tentar avançar diante do Fluminense.
O retrospecto de Atlético x Mano Menezes
- 9 vitórias
- 16 derrotas
- 10 empates
- 33 gols marcados
- 45 gols sofridos