ATLÉTICO

Atlético aposta tudo nas copas e têm chances mínimas de ir à Libertadores via Brasileiro

Atlético está forte na briga pelos títulos da Copa do Brasil e Libertadores, mas cada vez mais distante do topo da tabela do Campeonato Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

A campanha do Atlético no Campeonato Brasileiro é, até o momento, muito diferente do que o clube e a torcida esperavam no início do torneio. Longe da briga pelo título e cada vez mais distante da zona de classificação para a Copa Libertadores, o Galo tem nas copas a principal esperança de disputar o torneio continental na próxima temporada.

Com o fim da 28ª rodada, o Atlético se vê na 10ª posição, com 36 pontos. Quem fecha o G6 é o Bahia, que soma 45 – nove unidades a mais em relação ao alvinegro. De acordo com o site Probabilidades no Futebol, do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é improvável que o Galo conquiste vaga na Libertadores via Série A.

Os cálculos mostram o time mineiro com 5,6% de chance de terminar entre os seis primeiros colocados. O Vasco, que está em nono, à frente do Atlético na tabela, aparece com um número ainda menor: 4%.

Cruzeiro (8º) e Internacional (7º), também fora do G6, têm chances maiores: 28,7% e 65,3%, respectivamente.

As chances de classificação à Libertadores via Brasileiro

Veja, a seguir, o que mostram os cálculos da UFMG:

  • Botafogo (1º) – 99,95%
  • Palmeiras (2º) – 99,89%
  • Fortaleza (3º) – 99,67%
  • São Paulo (5º) – 74,1%
  • Flamengo (4º) – 68,1%
  • Internacional (7º) – 65,3%
  • Bahia (6º) – 52%
  • Cruzeiro (8º) – 28,7%
  • Atlético (10º) – 5,6%
  • Vasco (9º) – 4%

Atlético segue vivo nas copas

Se no Campeonato Brasileiro a situação é difícil, o Atlético ainda pode depositar esperanças nas copas do Brasil e Libertadores. O alvinegro está na semifinal de ambas competições e, caso seja campeão de algumas delas, conquistará vaga no torneio continental da próxima temporada.

Além disso, as competições aparecem como forma de fechar bem uma temporada conturbada, que teve troca no comando técnico e longo período de oscilações. O peso financeiro também é levado em consideração, já que o clube pode faturar mais R$ 270 milhões em caso de títulos nas duas copas.

Copa do Brasil

O Atlético disputa o primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil nesta quarta-feira (3/10), a partir das 19h15. O alvinegro vai receber o Vasco na Arena MRV, em Belo Horizonte,

O segundo jogo será em 19 de outubro (sábado), em São Januário, a partir das 18h30. Como gol fora de casa não é critério de desempate, avançará a equipe que vencer no placar agregado ou, se necessário, nos pênaltis.

Quem passar enfrentará disputará o título contra o vencedor duelo entre Flamengo e Corinthians.

Copa Libertadores

Na Libertadores, o adversário será o River Plate. O primeiro jogo ocorre em 22 de outubro, na Arena MRV, a partir das 21h30. A volta será na semana seguinte, dia 29, no mesmo horário, mas desta vez no Monumental de Núñez.

Assim como na Copa do Brasil, a Libertadores também não tem gol fora de casa como critério de desempate. A outra semifinal do torneio é entre Botafogo e Peñarol.

Compartilhe