ARENA MRV

Gramado e acústica: CEO do Atlético atualiza planos para a Arena MRV

Atlético trabalha para solucionar problemas relacionados a gramado e acústica na Arena MRV; Bruno Muzzi mostrou otimismo
Foto do autor
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético segue trabalhando por melhorias na Arena MRV, seu novo estádio em Belo Horizonte. Nesta quinta-feira (3/10), Bruno Muzzi, CEO do Galo, atualizou os planos da direção alvinegra para pontos que foram alvo de críticas de torcedores e de parte da imprensa nos últimos meses: gramado e acústica.

As declarações de Muzzi foram dadas durante o Fórum SAF 2024, realizado em Belo Horizonte. O evento reuniu dirigentes dos três clubes da capital mineira: América, Atlético e Cruzeiro.

Arena MRV deve passar a ter gramado sintético

O CEO do Atlético indicou que o clube está próximo de um entendimento com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para instalar gramado sintético na Arena MRV. Por enquanto, a possibilidade é vedada em virtude de um impedimento legal relacionado à permeabilidade de terrenos na cidade.

“A conversa está super aberta com a PBH. A gente tem achado alguns caminhos. Estou otimista que a gente consegue transformar a grama da Arena MRV para sintética. Eu acho que já está um pouco pacificada internamente também essa questão de grama natural versus grama sintética. A gente entende a importância da grama sintética para um equipamento igual à Arena MRV, pelas suas características. Eu acho que, em breve, devemos ter boas notícias”, projetou Bruno Muzzi.

Em seguida, o executivo praticamente descartou a possibilidade de que o clube instale gramado híbrido no estádio. O tipo de piso esportivo seguiria oferecendo desafios ao Galo para oferecer boas condições de jogo no local.

“Sintético como um todo. O híbrido não faz sentido para nós, por ser 85% composto de grama natural. Então, o problema de iluminação, de crescimento da grama, praticamente permaneceria o mesmo. Ele ainda traz um pouquinho mais de dificuldade na hora de um evento para você trocar, porque ele é costurado com grama sintética. Se você danifica um pedaço, precisa substituir aquele pedaço e vem uma máquina para costurar. Traz mais complexidade”, explicou.

Atlético já definiu materiais para aprimorar acústica na Arena MRV

A acústica da Arena MRV virou pauta frequente entre torcedores do Atlético, que se mostraram insatisfeitos com a capacidade de reverberação do som nas arquibancadas. Recentemente, a diretoria alvinegra recorreu ao “voice lift”, sistema de amplificação de som utilizado em diversas arenas pelo mundo, para reduzir o problema.

Nesta quinta-feira, Muzzi afirmou que o Galo praticamente finalizou os estudos relacionados ao tema e tem materiais definidos para instalar na cobertura do estádio. O CEO ainda estipulou prazo para que a reforma inicie.

“Os estudos estão praticamente finalizados. Já definimos quais os materiais que a gente deve colocar no forro superior. A gente pretende, o quanto antes, acabar de orçar e encomendar esse material – uma parte dele – para começar a instalar e fazer o teste real com a acústica. É um sistema que é super sutil. Na verdade, ajuda na coordenação. Acho que é possivelmente compatível a conciliação de todos os sistemas. Acho que, até o final do ano, tomara que a gente consiga começar a instalação de algumas placas. Vamos ver se vai dar certo”, disse.

Inaugurada em 27 de agosto de 2023, a Arena MRV já foi palco de 36 jogos do Atlético. No novo estádio, o Galo enfrentou desafios extracampo, mas construiu bons números dentro das quatro linhas: 23 vitórias, oito empates e apenas cinco derrotas.

Compartilhe