COPA LIBERTADORES

Contra o River, Atlético reencontra Nacho após parceria com gols ‘de camisa 9’ e títulos

Nacho Fernández estabeleceu melhores números da carreira e conquistou cinco títulos em dois anos pelo Atlético; relembre passagem
Foto do autor
Compartilhe

A noite desta terça-feira (22/10) marcará um reencontro especial na Arena MRV, em Belo Horizonte. No duelo contra o River Plate, da Argentina, pela semifinal da Copa Libertadores, o Atlético vai rever o meio-campista Nacho Fernández – peça essencial em uma das eras mais vitoriosas da história do clube mineiro.

O Galo concretizou a contratação de Nacho junto ao River Plate em fevereiro de 2021, após negociação complexa com os argentinos. Àquela altura, em valores absolutos, os 6 milhões de dólares transformavam o jogador no reforço mais caro da história do Atlético – cerca de R$ 32,2 milhões na cotação da época.

Com grandes atuações logo no início da trajetória sob o comando de Cuca, o meio-campista rapidamente caiu nas graças dos torcedores alvinegros. Em 2021, ano que terminou com os títulos do Campeonato Mineiro, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, Nacho Fernández contribuiu com 10 gols e 11 assistências em 52 jogos – até hoje, os melhores números do atleta em uma única temporada.

Já em 2022, o argentino somou outros nove gols e 10 assistências em 57 partidas e conquistou o Campeonato Mineiro e a Supercopa do Brasil. Números individuais superiores aos de todos os anos do meia no River Plate.

Nacho e os gols “de camisa 9” pelo Atlético

Fato curioso sobre a passagem de Nacho Fernández pelo Atlético é que a maior parte dos gols marcados pelo meio-campista com a camisa preta e branca ocorreram com um único toque. Ao todo, 16 das 19 bolas na rede do argentino vieram de uma finalização direta.

Foram frequentes as ocasiões em que o jogador infiltrou na área com liberdade e se viu em situações “confortáveis” para marcar gols pelo Galo. O senso de posicionamento e a categoria nas finalizações, é claro, foram características determinantes para que Nacho registrasse os melhores números da carreira.

Nacho de volta ao River Plate

Em dezembro de 2022, o River Plate anunciou o retorno de Nacho Fernández. Naquela oportunidade, a nova operação entre os clubes foi fechada em R$ 16 milhões e envolveu o perdão da dívida que o Atlético tinha com os argentinos pela contratação do meio-campista.

Mesmo tendo criado identificação com o Galo, o atleta ansiava por um retorno à Argentina. Na reapresentação aos “Millonarios”, o jogador explicou os motivos que embasaram essa decisão.

“Foi uma decisão em família. Me custou um pouco a adaptação (ao futebol brasileiro). São muitas partidas, viagens. Eu tinha saudade disso, de compartilhar o dia a dia com família, amigos. Foi uma experiência linda, desfrutei, mas tinha saudade de estar na Argentina. Foi uma decisão que tomamos em família.”

Nacho Fernández na reapresentação ao River Plate

Ídolo do clube argentino, Nacho ostenta status de titular com Marcelo Gallardo. Desde o retorno ao River, o meia já disputou 94 jogos, tendo contribuído com oito gols e 17 assistências nesta segunda passagem.

Prestes a reencontrar o ex-clube, Nacho Fernández está entre os prováveis titulares do River Plate para enfrentar o Atlético, a partir das 21h30 desta terça-feira. Na Arena MRV, em Belo Horizonte, os times medirão forças em jogo de ida da semifinal da Libertadores.

Compartilhe