ATLÉTICO

Ídolo do Atlético, Arana estabelece novo recorde na carreira

Figura fundamental no esquema de Milito no Atlético, Arana segue somando números ofensivos positivos pelo Galo
Foto do autor
Compartilhe

Ídolo do Atlético, o lateral-esquerdo Guilherme Arana segue como peça fundamental para o time alvinegro. Na noite da última terça-feira (22/10), na Arena MRV, em Belo Horizonte, o defensor estabeleceu um novo recorde na carreira.

Aos 29 minutos do segundo tempo do duelo contra o River Plate-ARG, pela semifinal da Copa Libertadores, Arana foi decisivo para o terceiro gol do Galo. Ele partiu da esquerda para dentro e, com o pé direito, deu belo passe em profundidade para o atacante Deyverson, nas costas da defesa adversária.

O centroavante finalizou cruzado e contou com a trave para vencer o goleiro Franco Armani, selando a vitória do Atlético sobre o River Plate, por 3 a 0. O lance resultou na 10ª assistência de Guilherme Arana em 2024.

Este é o maior número de assistências dadas pelo lateral-esquerdo em uma única temporada. O recorde anterior havia sido registrado em 2020, primeiro ano do defensor no Galo, quando ele contribuiu com nove passes para gols de companheiros.

Arana persegue outro recorde na temporada

No primeiro ano pelo Atlético, Arana também marcou o maior número de gols em uma única temporada na carreira: seis. Os números foram computados em 48 jogos disputados pelo lateral-esquerdo no ano de 2020.

Em 2024, Arana balançou as redes cinco vezes. Ele terá a possibilidade de participar de, no mínimo, 11 jogos nesta reta final de temporada para tentar superar o recorde de gols. Se o Galo alcançar a final da Libertadores, serão 12 chances.

Arana comemora gol com jogadores do Atlético na Arena MRV - (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Arana comemora gol com jogadores do Atlético na Arena MRV(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Função com Milito aproxima Arana dos gols adversários

A explicação para os ótimos números ofensivos de Guilherme Arana está relacionada também à função exercida pelo atleta com o técnico Gabriel Milito. Na maioria das partidas do ano, o lateral-esquerdo compôs a linha ofensiva do 3-2-5 proposto pelo treinador argentino em boa parte dos compromissos da temporada.

Em alguns jogos neste segundo semestre, Arana chegou a ser acionado, inclusive, em função parecida com a que exerceu com Jorge Sampaoli em 2020: como um meia pela esquerda. As qualidades do jogador nos cruzamentos, infiltrações e finalizações, aliadas ao novo posicionamento, contribuíram significativamente para que ele participasse de mais gols.

Ídolo do Atlético, Arana 21 gols e 35 assistências em 215 jogos pelo Atlético. Com a camisa preta e branca, o lateral-esquerdo conquistou cinco Campeonatos Mineiros (2020 a 2024), um Campeonato Brasileiro (2021), uma Copa do Brasil (2021) e uma Supercopa do Brasil (2022).

Compartilhe