O técnico argentino Gabriel Milito, do Atlético, é um dos indicados ao prêmio de melhor treinador de clubes do mundo em 2024 da Federação Internacional de História e Estatística (IFFHS). Nomes como os de Pep Guardiola (Manchester City) e Carlo Ancelotti (Real Madrid) estão na disputa.
A lista foi divulgada nesse domingo (27/10) e conta com 20 treinadores. O atual vencedor da eleição é o espanhol Pep Guardiola.
Os quatro clubes semifinalistas da Copa Libertadores da América são os clubes do continente sul-americano com representantes na disputa. Além do comandante do time mineiro, Darío Rodríguez (Peñarol), Marcelo Gallardo (River Plate) e Artur Jorge (Botafogo) concorrem.
Milito no Atlético
Milito foi anunciado como técnico do Atlético em março deste ano, após a saída de Felipão do cargo. No mês seguinte, o treinador alvinegro conquistou o primeiro título pelo clube ao vencer o Cruzeiro por 3 a 1 na final do Campeonato Mineiro, em 7 de abril, no Mineirão.
Ainda na primeira temporada no Galo, o treinador pode ser campeão de mais duas competições pelo.
O time enfrenta o Flamengo, em dois duelos, na final da Copa do Brasil. O primeiro jogo será em 3 de novembro, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Já o segundo embate será disputado em 10 de novembro, na Arena MRV, em Belo Horizonte. As duas partidas estão marcadas para 16h.
Além disso, a equipe tenta assegurar a classificação para decisão da Libertadores nesta terça-feira (29/10), às 21h30 (de Brasília), no segundo jogo contra o River Plate na semifinal da competição, no Estádio Monumental de Núñez, na Argentina.
No primeiro duelo, o Atlético superou os adversários por 3 a 0, na última terça (22/10), na Arena MRV. Com isso, o alvinegro pode perder por até dois gols de diferença que, mesmo assim garante, a vaga. Caso avance, o time enfrentará Botafogo ou Peñarol na final.
No Campeonato Brasileiro, a equipe mineira está na nona colocação, com 41 pontos.
São 51 partidas de Milito no Galo, com 23 vitórias, 16 empates e 12 derrotas.
Antes de assumir o clube mineiro, o técnico argentino havia trabalhado em Estudiantes (Argentina), Independiente (Argentina), O’Higgins (Chile) e Argentinos Juniors (Argentina).
Candidatos ao prêmio
- Carlo Ancelotti (Real Madrid)
- Edin Terzić (Borussia Dortmund – não está mais no clube)
- Thomas Tuchel (Bayern de Munique – não está mais no clube)
- Luis Enrique (PSG)
- Pep Guardiola (Manchester City)
- Mikel Arteta (Arsenal)
- Diego Simeone (Atlético de Madrid)
- Unai Emery (Aston Villa)
- Xabi Alonso (Bayer Leverkusen)
- Simone Inzaghi (Inter de Milão)
- Gian Piero Gasperini (Atalanta)
- Darío Rodríguez (Peñarol)
- Marcelo Gallardo (River Plate)
- Artur Jorge (Botafogo)
- Gabriel Milito (Atlético)
- Guillermo Almada (Pachuca)
- Marcel Koller (Al Ahly Kairo)
- Hernán Crespo (Al Ain – UAE)
- Jorge Jesus (Al Hilal Riyadh)
- Albert Riera (Auckland City)