O Atlético pode atingir um feito que só três clubes do Brasil conseguiram na história: disputar as finais da Copa do Brasil e da Copa Libertadores na mesma temporada. Já classificado no torneio nacional, o Galo enfrentará o River Plate nesta terça-feira (29/10), às 21h30, no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires-ARG, em busca da vaga na decisão da competição continental.
O primeiro time a realizar tal façanha foi o Grêmio, em 1995. O tricolor gaúcho contava com grandes jogadores do futebol brasileiro, como Danrlei, Paulo Nunes e Jardel, mas não teve um final totalmente feliz.
Comandado por Felipão, o Imortal Tricolor perdeu os dois jogos da decisão da Copa do Brasil para o Corinthians e ficou com o vice-campeonato. Já na Libertadores a história foi diferente, e o Grêmio bateu o Atlético Nacional para levantar a taça.
Feitos recentes
O Palmeiras de Abel Ferreira voltou a atingir tal feito na temporada de 2020. O time paulista bateu o Santos na decisão da Libertadores e ergueu a taça pela segunda vez. Semanas depois, o Verdão superou o Grêmio e também ficou com a Copa do Brasil.
Por fim, em 2022, o Flamengo sagrou-se campeão da Copa do Brasil ao vencer o Corinthians nos pênaltis. Exatos 10 dias após a conquista, o Rubro-Negro Carioca venceu o Athletico-PR e conquistou a Libertadores pela terceira vez.
Vale lembrar que a Copa do Brasil foi criada em 1989 e não contou com a participação de times que estavam na Libertadores de 2001 a 2012. Ou seja, os clubes tiveram 24 temporadas para atingir tal feito.
Atlético próximo da final da Libertadores
Diante do River, o Atlético defende uma bela vantagem. O alvinegro venceu por 3 a 0 na terça-feira passada, na Arena MRV, e está muito próximo de disputar a segunda final de Copa Libertadores em sua história.
O clube esteve bem próximo de ir às finais do torneio continental e da Copa do Brasil em 2021, mas acabou eliminado pelo Palmeiras na semifinal e não conseguiu buscar a “Glória Eterna.”