ATLÉTICO

CarioGalo une paixões no Rio e vai do ‘calvário’ às glórias com o Atlético

Consulado do Atlético no Rio de Janeiro promove eventos de grande porte em jogos do time alvinegro e aproxima cariocas do clube
Foto do autor
Compartilhe

Enviado especial ao Rio de Janeiro – Em 2006, o Atlético atravessava o momento mais desafiador de sua história: com sérias limitações financeiras, o clube havia sido rebaixado e disputava a Série B do Campeonato Brasileiro, longe das glórias que viria a alcançar em um futuro não tão distante. No Rio de Janeiro, ainda assim, um grupo de alvinegros se unia em prol do sentimento que sempre moveu atleticanos: a paixão pelo Galo. Em meio ao “calvário” que marcou o pior momento da centenária instituição belo-horizontina, surgiu a CarioGalo.

Há quase 20 anos, a CarioGalo reúne aqueles que se vêem a exatos 441,3 km de distância do Atlético. Na “Cidade Maravilhosa”, o consulado acompanha os jogos da equipe alvinegra no Bar do Augusto, localizado na região da Lapa, e organiza eventos e “concentrações” quando o time mineiro viaja para enfrentar Flamengo, Fluminense, Vasco ou Botafogo.

Fundador da CarioGalo, o advogado Custódio Neto (43) acredita que o crescimento do consulado se deu de forma paralela ao movimento de recolocação do clube entre as maiores forças do país. Ele define o grupo alvinegro no Rio de Janeiro como um “ambiente familiar e de amizade”.

“Com o advento das redes sociais – era o Orkut, depois vieram WhatsApp e Facebook -, o grupo foi crescendo. O Galo melhorou acima de tudo a partir de 2012 e foi um movimento natural de crescimento dos encontros. Essa reunião foi replicada no mundo afora e hoje tem mais de 66 pontos de encontro mundo afora”, relatou ao No Ataque.

“A gente fez final da Libertadores para 1.200 pessoas em 2013. Tem eventos para frente, da Copa do Brasil e até para a final da Libertadores este ano. Expectativa de centenas de pessoas. As pessoas pegaram essa referência de um ambiente familiar e de amizade para ver jogo de futebol, e assim as coisas vão ganhando uma proporção enorme”, prosseguiu.

Uma das lideranças da CarioGalo, a publicitária Taís Vieira (28) reforçou a importância dos consulados do Atlético – não somente para os atleticanos que moram no Rio de Janeiro, mas também para os turistas.

“O sentimento está sempre vivo, mas vibrar com outras pessoas ao lado… A gente sabe que quando está longe de Minas, você fica um pouco perdido. Onde eu estou? Por isso, os consulados oficiais do Galo. Para facilitar a união dos torcedores”, frisou.

Custódio Neto e Taís Vieira, duas das lideranças da CarioGalo no Rio de Janeiro - (foto: Lucas Bretas/No Ataque)
Custódio Neto e Taís Vieira, duas das lideranças da CarioGalo no Rio de Janeiro(foto: Lucas Bretas/No Ataque)

Confiança entre atleticanos para a final da Copa do Brasil

Entre os torcedores do Atlético entrevistados pela reportagem, o clima é de confiança para a final da Copa do Brasil com Flamengo – ainda que se pregue respeito ao adversário. O empresário José Rayner (53), mineiro que mora há 20 anos no Rio de Janeiro, pede cautela ao Galo.

“Um jogo de cada vez. Estamos em duas finais sem nenhuma soberba. Sempre buscando o próximo passo. Se a gente chegou até aqui, tenho convicções que nós chegamos muito vivos e com chances reais de levantar mais essa taça. O fato de a gente jogar o primeiro jogo fora de casa e fazer a decisão na Arena, também é um fator que contribui. Pode sim fazer a diferença”, analisou.

“Muita cautela, muito respeito principalmente. A gente sabe da qualidade e da força do Flamengo, mas nós somos o Clube Atlético Mineiro. Para a gente, não existe impossível. Lembre-se de uma coisa: eu acredito. Nós sempre acreditamos. Enquanto tiver uma camisa pendurada no varal durante uma tempestade, o atleticano torce contra o vento”, completou.

Por sua vez, o administrador Alessandro Ribeiro (52) alertou atleticanos que forem ao Maracanã a tomarem as devidas precauções para a primeira partida da decisão.

“É uma rivalidade forte. Ir antes para o jogo, com antecedência para o estádio. Ir com uma camisa ‘normal’ para o estádio, e lá dentro colocar a do Galo. Em um ambiente de paz e tranquilidade, porque esse é o objetivo do esporte. E lá dentro, solta a voz, incentiva o time que nós vamos ganhar esse título em cima do Flamengo”, projetou.

Maracanã será palco de clássico entre Flamengo e Atlético pela final da Copa do Brasil - (foto: Luã Pereira/Maracanã)
Maracanã será palco de clássico entre Flamengo e Atlético pela final da Copa do Brasil(foto: Luã Pereira/Maracanã)

Flamengo x Atlético na Copa do Brasil

Históricos rivais interestaduais, Flamengo e Atlético medirão forças pelo título da Copa do Brasil em 2024. O primeiro duelo entre as equipes será disputado no Maracanã, no Rio de Janeiro, a partir das 16h deste domingo (3/11).

O jogo de volta ocorrerá na Arena MRV, casa do Galo em Belo Horizonte. A partida terá início às 16h do próximo domingo (10/11).

Compartilhe