O Atlético não tem tempo para lamentar o vice-campeonato da Copa do Brasil. Após ser derrotado por 1 a 0 para o Flamengo nesse domingo (10/11), na Arena MRV, o time precisa de uma rápida resposta para não chegar ainda mais pressionado na final da Copa Libertadores.
O alvinegro nunca esteve próximo do título. Foi derrotado por 3 a 1 na ida, no Maracanã, e ficou muito abaixo do esperado no duelo de volta. Com isso, viu o segundo maior rival levantar a primeira taça nacional na história da Arena.
Apesar disso, o clima que se viu nos bastidores foi de “bola para frente”. Tanto o técnico Gabriel Milito quanto os jogadores pregaram foco no que virá pela frente.
“Mas seguiremos por esse mesmo caminho que nos trouxe até aqui. E eu o valorizo muito. Com certeza, queríamos ganhar. A derrota gera dor. Temos que virar a página rapidamente, pensar nos jogos de Brasileirão primeiramente. Depois, com tempo e tranquilidade, nos preparar muito bem para a final da Copa Libertadores – que, para nós, é um sonho poder jogá-la e ganhá-la”, disse o treinador argentino.
A pressão por título e vaga na Libertadores
Agora, a aflição de parte da torcida se deve ao fato de o Atlético não fazer boa campanha no Campeonato Brasileiro. Com isso, se vê atrás dos principais concorrentes por uma briga no G7 – grupo que leva à próxima Libertadores neste momento.
O Galo está em 11º lugar, com 41 pontos, seis a menos que o Cruzeiro, sétimo colocado. Apesar disso, o time de Milito tem dois jogos a menos do que o rival.
Antes da final da Libertadores, a equipe mineira terá pela frente Flamengo (fora), Athletico-PR (fora), Botafogo (casa), São Paulo (fora) e Juventude (casa). A sequência será decisiva para que o clube se coloque em uma posição confortável na briga por vaga no próximo torneio continental.
Caso mantenha o desempenho irregular, o Atlético ficará com uma pressão gigantesca pelo título da Libertadores para não se colocar em uma crise. Ainda que tenha arrecadado ótimos valores com premiações e rendas com bilheteria nesta temporada, o planejamento esportivo e financeiro de 2025 seria muito abalado em caso de novo vice.
Agora, o clube volta às atenções à Série A e terá pela frente logo o algoz desse domingo. Atlético e Flamengo se enfrentarão na quarta-feira, às 20h, no Maracanã, pela 33ª rodada do Brasileiro.