ATLÉTICO

Milito exalta lateral do Atlético que completou 800 jogos na carreira: ‘Fantástico’

Experiente lateral-direito Mariano completou 20 anos de carreira nessa quarta-feira, no empate do Galo com o Botafogo
Foto do autor
Compartilhe

Pouco utilizado ao longo de 2024, o lateral-direito Mariano teve uma ‘noite de gala’ no empate do Atlético por 0 a 0 com o Botafogo, nessa quarta-feira (20/11), no Independência, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além do excelente desempenho defensivo, o experiente jogador completou 800 jogos na carreira.

A atuação rendeu elogios do técnico Gabriel Milito, que classificou Mariano como “fantástico”. Além disso, valorizou o empenho e qualidade do atleta quando utilizado.

“Mariano é um jogador fantástico. Os 20 anos de carreira e trajetória como profissional falam por si só, eu não preciso que eu agregue nada a mais. Sei que jogou poucos minutos, mas nesses poucos minutos demonstrou a hierarquia que tem. Jogou contra atacantes muito bons, e ele com sua experiência conseguiu controlá-los”, afirmou.

Importância para o Atlético

Mariano entrou em campo apenas 21 vezes nesta temporada. Isso se deve mais às condições físicas do que pela qualidade apresentada aos 38 anos. 

Apesar de dar poucas chances ao lateral, Milito fez questão de demonstrar confiança no atleta. Segundo ele, não teve dúvidas de que o camisa 2 era a melhor opção para iniciar o jogo contra o Botafogo.

“Estou muito contente com o comportamento dele. É um jogador muito importante para nós, jogando ou não, para o grupo. Dei poucos minutos, mas sempre esteve à altura e demonstrou sua qualidade e hierarquia. Por isso hoje não tinha nenhuma dúvida que precisava jogar”, afirmou.

“Fez uma grande partida, primeiro como zagueiro pela direita e depois da expulsão de Rubens, sem Arana e Scarpa, não tínhamos lateral, e quem poderia fazer melhor dentro dessa dificuldade era o Mariano”, completou Milito.

A carreira de Mariano

Exatamente 20 anos atrás, Mariano fazia a sua primeira partida como profissional. Duas décadas depois, o lateral-direito do Atlético alcançou a marca histórica na carreira, completou 800 jogos e, em dez dias, pode entrar no Top 4 de maiores campeões da história do clube mineiro. 

Em 20 de novembro de 2004, entrou em campo com a camisa do Guarani, no Palestra Itália, já na reta final da vitória sobre o Palmeiras por 2 a 0. A partida da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano marcou a estreia no profissional do lateral.

Além de Guarani nos primeiros passos e Atlético na atualidade – tem contrato até o fim da temporada -, Mariano passou por Ipatinga (em duas passagens), Tombense, Cruzeiro, Fluminense, Bordeaux – time da França -, Sevilla – equipe da Espanha -, e Galatasaray – clube da Turquia.

Mariano pelo Atlético

Com apenas 22 anos, Mariano passou pelo Atlético em 2008, mas teve sucesso mesmo na segunda passagem, que começou em julho de 2020. Pelo clube alvinegro, o lateral-direito já tem 182 partidas, um gol e oito títulos: Campeonato Brasileiro de 2021, Copa do Brasil de 2021, Supercopa do Brasil de 2022 e cinco edições – de 2020 a 2024 – do Campeonato Mineiro.

Caso conquiste a Copa Libertadores contra o Botafogo, em 30 de novembro, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, Mariano chegará à nona conquista e estará em quarto entre os maiores vencedores da história do Atlético junto de Igor Rabello e Guilherme Arana, companheiros de time, e Luizinho, histórico zagueiro da década de 1980. À frente destes atletas estão Kafunga, com 10 taças, e os recordistas João Leite e Réver, com 12. 

Compartilhe