Quase quatro meses já se passaram desde a última vitória do Atlético como visitante na temporada. O Galo terá nova oportunidade de quebrar este incômodo jejum neste sábado (23/11), a partir das 21h30, em confronto contra o São Paulo pela 35ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Em 1º de setembro, o Atlético visitou o Grêmio na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela 25ª rodada do Brasileirão. Na ocasião, Braithwaite e Cristaldo marcaram, ainda no primeiro tempo, os gols que abriram vantagem para o time tricolor. Apesar disso, com bolas na rede de Gustavo Scarpa, Brahian Palacios e Eduardo Vargas, o Galo buscou virada épica, por 3 a 2, no Rio Grande do Sul.
Desde o triunfo memorável para os alvinegros, o Atlético não voltou a vencer longe de seus domínios. A equipe comandada por Gabriel Milito disputou novos dez compromissos nessas condições, com seis derrotas e quatro empates. Foram 13 gols sofridos e apenas quatro marcados neste recorte recente.
O jejum recente do Atlético como visitante
- 15/9 – Bahia 3 x 0 Atlético – 26ª rodada do Brasileirão – Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador
- 18/9 – Fluminense 1 x 0 Atlético – quartas de final da Libertadores – Maracanã, no Rio de Janeiro
- 28/9 – Palmeiras 2 x 1 Atlético – 28ª rodada do Brasileirão – Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas
- 16/10 – Fortaleza 1 x 1 Atlético – 30ª rodada do Brasileirão – Castelão, em Fortaleza
- 19/10 – Vasco 1 x 1 Atlético – semifinal da Copa do Brasil – São Januário, no Rio de Janeiro
- 29/10 – River Plate-ARG 0 x 0 Atlético – semifinal da Libertadores – Monumental de Núñez, em Buenos Aires
- 3/11 – Flamengo 3 x 1 Atlético – final da Copa do Brasil – Maracanã, no Rio de Janeiro
- 6/11 – Atlético-GO 1 x 0 Atlético – 32ª rodada do Brasileirão – Antônio Accioly, em Goiânia
- 13/11 – Flamengo 0 x 0 Atlético – 33ª rodada do Brasileirão – Maracanã, no Rio de Janeiro
- 16/11 – Athletico-PR 1 x 0 Atlético – 19ª rodada do Brasileirão – Ligga Arena, em Curitiba
O período em questão contou com classificações históricas do Atlético como visitante nas semifinais da Copa do Brasil e da Copa Libertadores, mas ficou marcado por atuações ruins da equipe alvinegra na maior parte das ocasiões. Com problemas defensivos na maioria desses jogos, o Galo se viu dominado por boa parte desses adversários fora de casa.
Diante do São Paulo, o time mineiro tenta dar início à reversão deste cenário. O Atlético busca subir na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro para não depender da final da Libertadores por uma vaga no principal torneio do continente em 2025.
Neste momento, o Galo ocupa a 11ª posição na tabela de classificação, com 43 pontos – quatro a menos que o arquirrival Cruzeiro, primeiro clube no G7. Próximo oponente alvinegro, o São Paulo é o sexto colocado, com 58 pontos, e está muito próximo de confirmar uma vaga na Libertadores do ano que vem.