Em reta final – e decisiva – de temporada, o técnico Gabriel Milito segue tendo como missão crucial administrar o desgaste físico no elenco do Atlético. Nos dois compromissos alvinegros pela Série A do Campeonato Brasileiro que antecedem a final da Copa Libertadores, é bastante provável que o argentino faça novas rotações nas escalações.
Para o duelo contra o São Paulo, o Atlético contará com retornos importantes de atletas que estavam com as respectivas seleções durante a Data Fifa. São os casos do zagueiro Junior Alonso (Paraguai), do volante Alan Franco (Equador) e do atacante Eduardo Vargas (Chile).
Por outro lado, Milito perdeu o zagueiro Igor Rabello e o lateral-esquerdo Rubens por suspensão automática. No departamento médico do clube mineiro, o lateral-esquerdo Guilherme Arana e o atacante Cadu seguem em recuperação, enquanto o meio-campista Gustavo Scarpa é dúvida por dores no joelho direito.
“Vamos focar muito em nós, na nossa equipe. Vocês veem que quando joga Hulk, descansa o Paulinho… Temos que ir dando e tirando minutos, sobretudo aos jogadores que jogaram muito. Por quê? Porque estamos no final da temporada e porque queremos chegar da melhor maneira possível à final. Por isso, as rotações. Por isso, eu falo que necessitamos do grupo”, analisou Milito.
“Temos São Paulo e Juventude para adminstrar da melhor maneira, mas temos tempo para pensar nisso. Para chegar da melhor maneira nas condições físicas, sobretudo, à final. Porque o desgaste deve ser ao máximo. Ao máximo”, prosseguiu.
“O desejo supera o cansaço”, afirma Milito
De toda forma, ao projetar a decisão da Libertadores contra o Botafogo, Milito demonstrou otimismo. Por meio de exames rotineiros junto à fisiologia do Atlético, o técnico monitora diariamente as condições físicas de cada atleta para definir as escalações antes das partidas. O objetivo é claro: fazer com que todos cheguem no melhor estado possível à finalíssima.
“A esperança supera o cansaço. O desejo e o sonho superam o cansaço. Acho que vamos fazer uma final muito boa, mas ainda temos dois jogos que, para mim e para os jogadores, são muito importantes. Ir competir contra o São Paulo, sabemos da dificuldade que esse jogo vai ter”, projetou.
O Galo medirá forças com o São Paulo a partir das 21h30 deste sábado (23/11), no MorumBis, em São Paulo. O duelo será disputado pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Atlético é o 11º colocado na tabela de classificação da Série A, com 43 pontos – quatro a menos que o arquirrival Cruzeiro, primeiro clube no G7.