ATLÉTICO

Atlético x Athletico-PR: Galo tenta mudar punição, mas não terá público em ‘decisão’

Galo pediu para entidade rever decisão por incidentes na final da Copa do Brasil, mas não recebeu retorno até a tarde desta sexta-feira
Foto do autor
Compartilhe

A partida decisiva entre Atlético e Athletico-PR será mesmo realizada com os portões fechados na Arena MRV. O clube até recorreu à decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mas desistiu do pedido pela ausência de manifestação da entidade.

“Diante da ausência de manifestação do STJD sobre o pedido de efeito suspensivo ao recurso interposto pelo Clube, e sobre os esclarecimentos solicitados em relação à punição aplicada, o Galo deverá jogar a partida deste domingo (8/12) com portões fechados, cumprindo o terceiro jogo da pena que lhe foi imposta”, afirmou o clube, em publicação nesta sexta-feira (6/12).

O No Ataque entrou em contato com o STJD, que se manifestou com a seguinte nota: “O Atlético protocolou desistência do efeito suspensivo. O pedido foi recebido ontem (quinta-feira) à tarde e dado processamento e prosseguimento. O relator estava analisando o pedido. O jogo é domingo. Tudo no prazo e seguindo o trâmite normal”.

O clube não nega que tenha entrado com o efeito suspensivo. A explicação é que, na visão da diretoria, não haveria tempo hábil para planejar e preparar o estádio e a venda de ingressos no período curto de tempo.

Atualmente, o Estatuto do Torcedor (Lei 10.671/03) determina que os ingressos sejam colocados à venda até 48 horas antes do início da partida. Ou seja, no caso desta partida, as entradas precisariam ser comercializadas a partir das 16h desta sexta-feira. 

Por que Atlético x Athletico-PR será com portões fechados?

O Atlético foi punido devido aos incidentes na final da Copa do Brasil, contra o Flamengo. Inicialmente, o STJD interditou a Arena MRV. Depois, puniu o clube com a perda de seis mandos de campo, convertida em seis partidas com portões fechados. 

O Galo já mandou dois jogos pela Série A contra Botafogo e Juventude, sem a presença de torcedores no Independência, em Belo Horizonte. O clube tentava a liberação para fechar o torneio com o apoio das arquibancadas, mas não teve sucesso.

As três últimas partidas da punição serão em “caráter pedagógico”, segundo o STJD. Mulheres, crianças e adolescentes até 16 anos, pessoas portadoras de deficiência e idosos acima de 60 anos poderão frequentar o estádio. 

A possibilidade de que o Atlético mande jogos com “torcida restrita” se dará, portanto, nos três primeiros duelos válidos por competições da CBF em 2025.

Atlético x Athletico-PR: luta contra o rebaixamento

Atlético e Athletico-PR se enfrentarão neste domingo, às 16h, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será decisiva na luta contra o rebaixamento à Série B.

O Galo depende apenas de si. Com um empate ou uma vitória, o time garante permanência na Série A.

Se for derrotado, torce para o Fluminense ser derrotado pelo Palmeiras no Allianz Parque ou o RB Bragantino não vencer o Criciúma no Nabi Abi Chedid. As partidas da 38ª rodada do Brasileiro serão disputadas no domingo, às 16h.

Compartilhe