Um dos principais nomes do Atlético na temporada, o meio-campista Gustavo Scarpa alimenta o sonho de retornar à Europa em algum momento da carreira. O atleta, no entanto, reconhece os empecilhos para a concretização deste desejo e prega foco no presente.
Após liderar a campanha vitoriosa do Palmeiras na Série A do Campeonato Brasileiro em 2022, Scarpa partiu para a primeira experiência internacional da carreira. Em 2023, o meia atuou por Nottingham Forest-ING e Olympiacos-GRE, mas esteve distante do mesmo sucesso conquistado na terra natal.
Foram 10 partidas pelo futebol inglês e outras 11 pelo futebol grego no ano passado, sem gols ou assistências. Em 2024, com a camisa do Atlético, o jogador reencontrou o bom nível dentro das quatro linhas e terminou a temporada com nove gols e 12 assistências em 65 jogos.
A experiência frustrada no Velho Continente não afasta Scarpa do sonho do retorno. O mau rendimento na primeira passagem e a idade, no entanto, pesam negativamente para a concretização deste objetivo – inclusive, na avaliação do próprio atleta.
“Ah, eu gostaria muito (de voltar para a Europa um dia), mas eu sei que é muito difícil, porque já tive uma oportunidade e não rendi. A idade… Não estou velho, mas com 31 anos é mais difícil de sair daqui para ir para a Europa e tal. (…) Tem (lenha para queimar) demais! Tenho esse sonho, mas pensando no dia a dia assim é tentar aproveitar ao máximo essas férias, dar uma desestressada e vamos ver o que 2025 reserva para a gente”, disse em entrevista ao UOL Esporte.
Em outro questionamento, Scarpa disse já ter “superado” as dificuldades enfrentadas no futebol internacional. O meio-campista procura não relembrar os problemas do período fora do Brasil.
“Já (risos). Já tenho outros problemas para pensar, outras derrotas para digerir, para tentar encontrar soluções. Recentemente, perdemos duas copas. Então, infelizmente ou felizmente, tenho outros problemas para pensar”, completou.
Scarpa no Atlético
Scarpa tem contrato com o Atlético até dezembro de 2027. O clube mineiro desembolsou aproximadamente R$ 27 milhões em compra parcelada junto ao Nottingham Forest para contratar o jogador no início deste ano.