ATLÉTICO

Jogador do Atlético liderou estatística defensiva no futebol brasileiro em 2024

Entre todos os jogadores da Série A de 2024, Saravia, do Atlético, foi quem mais recuperou bolas; veja marca do lateral
Foto do autor
Compartilhe

Entre todos os atletas que disputaram a Série A do Campeonato Brasileiro em 2024, um jogador do Atlético se destacou no quesito “bolas recuperadas”. O lateral-direito Renzo Saravia, de 31 anos, liderou a estatística defensiva com número expressivo na temporada recém-findada.

O levantamento do SofaScore leva em consideração jogos disputados por competições nacionais e internacionais. O recorte, portanto, apresenta os números de 49 dos 58 compromissos dos quais Saravia participou no ano.

Figura frequente no time comandado por Gabriel Milito, o argentino somou 250 recuperações de bola nesses 49 duelos. A média é ligeiramente superior a cinco ações defensivas corretas por partida.

A marca fez com que Saravia superasse o lateral-esquerdo Lucas Esquivel, do Athletico-PR, e o meia-atacante Rodrigo Garro, do Corinthians. Cada um dos atletas que fecham o “pódio” deste ranking registrou 242 bolas recuperadas na última temporada.

Os jogadores da Série A com mais bolas recuperadas em 2024

  • 1º – Saravia (Atlético): 250 (49 jogos)
  • 2º – Lucas Esquivel (Athletico-PR): 242 (50 jogos)
  • 3º – Rodrigo Garro (Corinthians): 242 (56 jogos)
  • 4º – William (Cruzeiro): 235 (48 jogos)
  • 5º – Jádson (Juventude): 233 (38 jogos)
Saravia, lateral-direito do Atlético, comemora gol diante do CRB - (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
Saravia, lateral-direito do Atlético, comemora gol diante do CRB(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

Saravia tem contrato com o Atlético até dezembro de 2025 e deve permanecer como opção de elenco para a próxima temporada alvinegra. Aos 31 anos, o jogador travou concorrência com o zagueiro Lyanco no segundo semestre deste ano em função distinta no esquema de Milito.

Quando acionados, ambos atuaram como zagueiros pela direita. O trabalho envolvia compor a saída de bola em linha com outros dois atletas e fechar a lateral direita no momento defensivo, sem tanta liberdade para chegada ao ataque.

Já nas últimas semanas de 2024, Saravia viu Mariano, outro concorrente da posição, se despedir do Atlético. O cenário abre a possibilidade de que o Galo vá ao mercado em busca de um nome para ser mais uma opção no setor.

Compartilhe