ATLÉTICO

Atlético e Palmeiras avançam em tratativas para transferência de Paulinho

Atlético deve perder um dos destaques da equipe desde o início de 2023 para o Palmeiras, concorrente em nível nacional

A Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Atlético está próxima de assegurar um relevante acréscimo financeiro por meio de uma importante perda técnica. Nesta sexta-feira (20/12), a diretoria do Galo encaminhou a venda do atacante Paulinho, um dos destaques do elenco alvinegro, ao Palmeiras – concorrente em nível nacional nos últimos anos.

A negociação tende a ser fechada por 18 milhões de euros – cerca de R$ 114 milhões na cotação atual. As informações foram antecipadas pelo ge e confirmadas pelo No Ataque.

A transferência ainda deve envolver as idas de dois jogadores do Palmeiras ao Atlético. Um deles é o volante Patrick, da categoria sub-20. O outro é o meio-campista Gabriel Menino. Essas chegadas ao Galo provavelmente serão formalizadas em negociações definitivas, como soube a reportagem.

A tendência é de que Paulinho assine contrato de cinco anos com o Verdão. Oficialmente, os clubes adotam sigilo a respeito das conversas, mas o No Ataque apurou que as bases já estão acertadas para a concretização da transferência.

Em 4 de dezembro, Paulinho passou por procedimento cirúrgico para tratar de fratura por estresse na tíbia da perna direita. A estimativa de recuperação é de quatro a seis meses, conforme apurou o No Ataque.

O atacante passou praticamente todo o segundo semestre de 2024 convivendo com dores na região. A lesão ocorreu em virtude de uma pancada sofrida durante um treino do Atlético na Cidade do Galo, ainda nos primeiros meses do ano, e teve quadro agravado em virtude da intensa carga de jogos na temporada.

Nas últimas semanas do ano, o carioca chegou a ser preservado de diversos compromissos do Galo na Série A do Campeonato Brasileiro, entrando em campo somente nos duelos pelos mata-matas. O clube mineiro ficou com o vice-campeonato da Copa do Brasil e da Copa Libertadores em novembro, diante de Flamengo e Botafogo, respectivamente.

Paulinho, atacante do Atlético - (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Paulinho, atacante do Atlético(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Paulinho pelo Atlético

Antigo desejo do Palmeiras no mercado da bola, Paulinho foi anunciado como reforço do Atlético em dezembro de 2022 – àquela altura, por empréstimo junto ao Bayer Leverkusen-ALE. Em julho de 2023, após fim de contrato com o clube alemão, o jogador assinou vínculo definitivo com o Galo até o fim de 2026.

O atacante teve rápida adaptação ao Atlético e demonstrou qualidade técnica desde as primeiras atuações com a camisa preta e branca. Em duas temporadas pelo Galo, Paulinho somou 50 gols e 12 assistências em 120 partidas.

Ele foi o artilheiro alvinegro nas duas últimas edições da Copa Libertadores. Foram sete gols na edição de 2023 e outros sete na campanha de 2024, que terminou com vice na Argentina.

Compartilhe