ATLÉTICO

Ídolo do Atlético conclui principal licença da CBF para treinadores

Réver se preparava para pós-carreira no futebol desde antes da aposentadoria; ex-zagueiro agora é treinador de alto rendimento
Foto do autor
Compartilhe

Um dos grandes nomes da história recente do Atlético, o ex-zagueiro Réver concluiu, neste fim de semana, a principal licença da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para treinadores. No Rio de Janeiro, o defensor conquistou a “Licença PRO” da maior entidade do futebol nacional, que possibilita o trabalho à frente de equipes de alto rendimento.

De acordo com a CBF, a Licença PRO é voltada aos profissionais “com ênfase no treinamento e na gestão de atletas e equipes de Futebol de alto rendimento em nível profissional e internacional”. Além de aspectos relacionados ao campo, o curso também foca no desenvolvimento de habilidades como “liderança transformadora, gestão de crises e conflitos e os aspectos psicológicos do alto rendimento”.

A página oficial da CBF Academy também destaca que a Licença PRO tem como objetivo “promover reflexões e desenvolver competências relacionadas à efetividade, por parte do treinador, na condução do processo de treinamento, gestão e liderança de atletas e equipes de futebol em nível profissional em um ambiente complexo e multifacetado, com uma abordagem sistêmica e internacional”.

O curso é semipresencial, abrangendo teoria e prática em 450 horas totais de ensino. O investimento necessário para a conclusão da Licença PRO é pouco superior a R$ 24 mil, com exigência de que os alunos já tenham concluído a Licença A da CBF.

Réver pelo Atlético e no pós-carreira

Réver é um dos grandes ídolos da história do Atlético. Em duas passagens pelo clube mineiro, o zagueiro somou 31 gols em 356 jogos, dividindo o posto de maior campeão do clube mineiro com o ex-goleiro João Leite.

O ex-capitão do Galo levantou 12 taças com a camisa preta e branca. Foram elas: seis Campeonatos Mineiros (2012, 2013, 2020, 2021, 2022 e 2023), uma Copa Libertadores (2013), uma Recopa Sul-Americana (2014), duas Copas do Brasil (2014 e 2021), um Campeonato Brasileiro (2021) e uma Supercopa do Brasil (2022).

Réver levanta a taça da Libertadores pelo Atlético em 2013 - (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Réver levanta a taça da Libertadores pelo Atlético em 2013(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Desde antes da aposentadoria dos gramados, concretizada em dezembro de 2023, Réver se preparava para o pós-carreira dentro das quatro linhas com especializações na CBF. No segundo semestre deste ano, o ex-zagueiro conduziu trabalho como auxiliar técnico de Vagner Mancini à frente do Goiás, que ficou a um ponto do acesso na Série B do Campeonato Brasileiro.

Compartilhe