ATLÉTICO

Cuca volta ao Atlético como multicampeão, mas sem trabalhos longos há 10 anos

Galo acerta com treinador mais vitorioso na história do clube, mas vê passado 'assombrar' possibilidade de projeto a longo prazo
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético aposta no treinador com mais títulos expressivos na história do clube ao acertar a contratação de Cuca. Por outro lado, lida com uma incerteza em relação ao tempo de permanência do novo comandante nos últimos clubes.

Cuca terá a quarta passagem pelo Galo. A mais longeva foi entre 2011 e 2013, período em que foi bicampeão do Campeonato Mineiro e levantou a taça da Copa Libertadores. 

O paranaense retornou ao alvinegro em 2021 para um ano histórico. O Atlético conquistou com tranquilidade o Mineiro, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, além de chegar à semifinal do torneio continental.

A terceira passagem foi a mais curta e a única sem títulos. No segundo semestre de 2022, Cuca dirigiu o time em 21 partidas, com sete triunfos, sete empates e sete derrotas.

Ao todo, são cinco títulos pelo Atlético. O paranaense comandou o Galo em 245 jogos, com 135 vitórias, 55 empates e 55 derrotas.

Os trabalhos curtos de Cuca

Cuca acertou um contrato de dois anos com o Atlético. No entanto, o técnico não cumpre um trabalho desta longevidade há 10 anos. A última vez que isso ocorreu foi no Shandong Luneng, na China, entre 2015 e 2016.

Desde então, ele passou por Palmeiras, Santos, São Paulo, o próprio Atlético, Corinthians e Athletico-PR e não permaneceu por mais de uma temporada em nenhum deles.

O último trabalho, no Furacão, durou apenas três meses. Cuca pediu demissão após 23 jogos, 14 vitórias, quatro empates e cinco derrotas.

“No futebol a gente tem que colocar uma noite no meio e é a coisa mais certa a se fazer, e ontem isso não aconteceu. Na hora da oração, puxa uma conversa que pode ir para o lado ruim”, disse.

“Quando eu vi que esse lado ruim estava acontecendo, eu entrei e disse que o culpado era o treinador, que escala, que tira, que estratégia e, se as coisas não andam, é tudo do treinador. Talvez tenha sido o momento errado, mas quando as coisas são feitas pelo coração nunca é errado”, explicou na época.

Saídas de Cuca do Atlético

Cuca deixou o Atlético por decisão própria em duas oportunidades. Em 2013, ele acertou a ida ao Shandong e por isso não quis permanecer no time que havia conquistado a Libertadores. Nesta passagem, no entanto, o paranaense permaneceu por duas temporadas completas no comando da equipe.

Já em 2021, o treinador alegou que precisava lidar com problemas familiares e pediu demissão. Ele voltou ao Galo seis meses depois e saiu antes mesmo do fim de 2022, desta vez por decisão própria. 

Agora, o clube espera que possa realizar um trabalho a longo prazo pela primeira vez em 10 anos. O último a completar dois anos no comando da equipe foi Levir Culpi, em 2015.

Compartilhe