MERCADO DA BOLA

Reforço do Atlético foi alvo de investida milionária do Vasco em 2022

Primeira contratação do Atlético para 2025, Gabriel Menino recebeu proposta para defender o Vasco ao fim de 2022
Foto do autor
Compartilhe

Primeiro reforço do Atlético para 2025, o meio-campista Gabriel Menino já foi alvo de investida milionária do Vasco. A proposta realizada no fim de 2022 foi prontamente recusada pelo Palmeiras – que, àquela altura, enxergava a possibilidade de uma venda no futuro por valores maiores do que os oferecidos pelo Gigante da Colina.

Conforme apuração da ESPN, a oferta do Vasco por Gabriel Menino girava em torno dos R$ 27 milhões. O Palmeiras optou por não negociar o atleta também pela avaliação de que o meio-campista poderia substituir o volante Danilo, negociado junto ao Nottingham Forest-ING em definitivo semanas depois.

A tentativa se deu ainda no primeiro ano da parceria da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Vasco com a 777 Partners, que se encerrou no último mês de maio após liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Quando enviou proposta ao Verdão por Menino, o Vasco havia recém-conquistado o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.

Em 2023, o jogador foi figura fundamental para o Palmeiras, conquistando títulos do Campeonato Paulista, da Supercopa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. Já em 2024, perdeu espaço diante da forte concorrência no meio-campo comandado por Abel Ferreira e foi reserva na maior parte do ano.

Menino deixa Palmeiras “de graça” em 2025

Gabriel Menino foi um dos envolvidos na transferência de Paulinho ao Palmeiras. O Verdão topou pagar 18 milhões de euros (cerca de R$ 115 milhões) para contar com o atacante que defendeu o Atlético em 2023 e 2024.

Além da negociação de Menino em definitivo, o clube paulista também cedeu o volante Patrick Silva, da equipe sub-20, ao Galo. A dupla fará parte do elenco profissional alvinegro em 2025.

Gabriel Menino foi o primeiro reforço do Atlético para 2025 - (foto: Divulgação/Atlético)
Gabriel Menino foi o primeiro reforço do Atlético para 2025(foto: Divulgação/Atlético)

Gabriel Menino no Atlético

No Atlético, o jogador espera reencontrar o bom nível que o fez ser convocado por Tite para a Seleção Brasileira em 2020 – na oportunidade, como lateral-direito. Em Belo Horizonte, ao menos a princípio, Menino enfrentará as concorrências de Otávio, Paulo Vitor, Fausto Vera, Alan Franco e Patrick Silva no setor.

Battaglia (zagueiro) e Zaracho (meia) foram utilizados em posições diferentes em 2024, mas também podem atuar nos setores mais recuados do meio-campo. Vitinho, jovem de 20 anos advindo das categorias de base do Galo, é outro que deve ser relacionado com mais frequência no time profissional em 2025.

Compartilhe