Em jogo aberto, o Atlético levou a pior. Sofreu virada do Guarani nos acréscimos e estreou na Copa São Paulo de Futebol Júnior com derrota por 2 a 1. As equipes se enfrentaram nesta sexta-feira (3/1), no Estádio Municipal Doutor José Lancha Filho, em Franca-SP, pela primeira rodada do Grupo 5.
Pedro Ataíde cobrou pênalti no início da primeira etapa e colocou o Galo em vantagem. Ao longo dos minutos, a partida movimentada e vistosa passou a exigir muito mais o físico dos atletas devido à má condição do gramado, ‘recheado’ de barro.
O Guarani se reorganizou e chegou a controlar a posse de bola, mas saiu para o intervalo na desvantagem. Na volta, depois de tanto insistir, conseguiu o empate com João Marcelo. O cansaço, evidentemente, tomou conta dos jogadores no fim do confronto, e a cadência falou mais alto.
O empate parecia ser o desfecho, até os 49 minutos da etapa final. No último minuto de jogo, o Guarani mandou praticamente o time inteiro ao campo de ataque para, quem sabe, aproveitar cobrança de escanteio. A batida não deu em nada, mas a sequência, sim. Vitinho ficou com a sobra e lançou para Nickollas Silva, que encontrou o zagueiro Pedro Manoel na área. O defensor deu de atacante, dominou no peito e, de voleio, mandou para o fundo da rede.
Leonardo Silva, comandante do Galo, acionou atletas mais jovens para o confronto, já que a equipe sub-20 será utilizada nos primeiros jogos do Campeonato Mineiro, enquanto os profissionais realizam pré-temporada nos Estados Unidos.
Classificação do Grupo 5
Agora, o Guarani lidera o Grupo 5, com três pontos. O Atlético ocupa a lanterna, com zero. Francana e Nova Iguaçu, que empataram por 1 a 1 também nesta sexta-feira, aparecem em terceiro e quarto lugar, respectivamente.
Próximos jogos de Atlético e Guarani
O Atlético volta a campo nesta segunda-feira (6/1), às 17h15, contra o Nova Iguaçu, também no Estádio Municipal Doutor José Lancha Filho, pela segunda rodada do Grupo 5. Pouco mais cedo, às 15h, Guarani e Francana medem forças no mesmo local, pela mesma rodada.
Atlético x Guarani
Atlético e Guarani fizeram jogo movimentado na primeira etapa. Antes dos 10 minutos, cada equipe chegou à meta adversária com perigo pelo menos uma vez. Pelas condições do gramado (molhado e com lama), a partida ganhou disputas físicas. Uma delas, rendeu pênalti ao clube mineiro.
Aos 11 minutos, o Galo invadiu a área do Guarani com perigo. Alisson correu para disputar a redonda e foi tocado por Belluco. O árbitro Gabriel Bispo não pestanejou: assinalou o pênalti e aplicou cartão amarelo ao defensor paulista. Na cobrança, Pedro Ataíde deslocou o goleiro Thiago Lenza e abriu o placar: 1 a 0.
Na sequência, o Guarani trabalhou mais a bola e até chegou à área atleticana algumas vezes. Contudo, não foi capaz de alterar o marcador até o intervalo.
A equipe paulista voltou empenhada a empatar, é claro. Por vezes, fez o arqueiro Pedro Cobra. Depois de tanto tentar, conseguiu furar a defesa alvinegra. Aos 28 minutos da segunda etapa, João Marcelo recebeu passe de calcanhar de Léo Porfírio, chutou cruzado e empatou: 1 a 1.
Foi quando Leonardo Silva apostou em mudanças para renovar o fôlego da equipe, desgastado pelo acúmulo de barro no gramado. As alterações não surtiram efeito. O cansaço falou mais forte em ambos lados.
Contudo, o Guarani viu no último lance do jogo a oportunidade de ouro. Mandou praticamente toda a equipe para o campo de ataque na intenção de aproveitar cobrança de escanteio. A batida não deu em nada, mas a sequência do lance, sim. A defesa do Galo afastou, e a bola sobrou com Vitinho. O atleta lançou para Nickollas Silva, que encontrou o zagueiro Pedro Manoel na área. O defensor deu de atacante, dominou no peito e, de voleio, mandou para o fundo da rede aos 49 minutos: 2 a 1.
Atlético x Guarani: ficha técnica
Atlético
Pedro Cobra; Lucas Souza, Vitão (Vitinho), Kazim (Kauã Rodrigo), Pedro Oliveira (Pascini); Kauan Guilherme, Índio, Gabriel Pfeifer (Assef); Jhonathan (Pedrinho), Pedro Ataíde (Yan Feres) e Alisson Souza (Yann Neves). Técnico: Leonardo Silva.
Guarani
Thiago Lenza; Cauê Raphael, Pedro Manoel, Felipe Zamboni (Kaua Mineiro), Nogueira; Belluco (Lucas Martins), Léo Porfírio (Nickollas Silva), Victor Albanez (Michael); João Marcelo, Marcelinho (Wictinho) e Vinicius Yuji. Técnico: Jairo Blumer.
- Gols: Pedro Ataíde (aos 13′ do 1ºT), João Marcelo (aos 28′ do 2ºT) e Pedro Manoel (aos 49′ do 2ºT).
- Cartões amarelos: Belluco, Pedro Ataíde, Nogueira, Kauan Guilherme, Vitão e Assef
- Motivo: 1ª rodada da 1ª fase do Grupo 5 da Copinha
- Data: 3 de janeiro de 2025
- Local: Estádio Municipal Doutor José Lancha Filho, em Franca, São Paulo
- Árbitro: Gabriel Bispo
- Assistentes: Viridiana Bisco e Gabriel Santos
- Quarto árbitro: Marcus Saade de Paula