ATLÉTICO

Cuca tenta repetir feito que só ele conseguiu no Atlético neste século

Atlético tenta voltar a ter "trabalho único" em uma mesma temporada com Cuca; todos os outros do século não conseguiram
Foto do autor
Compartilhe

Multicampeão pelo Atlético, Cuca retorna a Belo Horizonte para dar início ao quarto trabalho no clube mineiro. Em 2025, o treinador paranaense tentará repetir feito que somente ele alcançou no século do Galo: começar e encerrar uma temporada.

Cuca foi o treinador do Atlético nos primeiros e últimos jogos de três temporadas deste século: 2012, 2013 e 2021. Com contrato assinado com o clube até dezembro de 2026, o profissional agora tem o desafio de acrescentar mais dois anos a esta estatística.

O Galo segue enfrentando problemas para ter projetos de longo prazo no comando. Fosse por decisão da gestão ou dos próprios técnicos, o clube teve diversos trabalhos nos últimos anos interrompidos antes do esperado.

Depois de Cuca, quem passou mais perto de iniciar e terminar uma temporada no Atlético foi Levir Culpi. Contratado em abril de 2014, o experiente treinador anunciou saída do clube em novembro de 2015, a duas rodadas do fim da Série A do Campeonato Brasileiro.

Aquele, inclusive, foi o último trabalho de longo prazo de um técnico à frente da equipe alvinegra. Desde então, nenhum profissional completou um ano no comando do time.

Cuca não engatou trabalhos longevos no passado recente

O histórico recente de Cuca, de toda forma, coloca dúvidas sobre a possibilidade de que o treinador termine o ano no Atlético. Em entrevista concedida nesta semana, o treinador frisou o desejo de trabalhar “por muito tempo” no Galo.

“Eu pedi [um contrato maior], e a diretoria também entendeu que era um bom caminho. No futebol, ninguém sabe, mas a minha ideia é ficar por muito tempo no Galo, porque é a minha casa. E, quando ficamos um tempinho parados, vem um desejo enorme de trabalhar de novo. Nunca pensei em aposentadoria, estou cheio de fome.”

Cuca, técnico do Atlético, à Folha
Cuca, treinador do Atlético, durante passagem pelo clube em 2022 - (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
Cuca, treinador do Atlético, durante passagem pelo clube em 2022(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

Nos últimos anos, o paranaense passou por Santos, São Paulo, o próprio Atlético, Corinthians e Athletico-PR e não permaneceu por mais de uma temporada em nenhum deles.

O último trabalho, no Furacão, durou apenas três meses. Cuca pediu demissão do clube paranaense após 23 jogos, com 14 vitórias, quatro empates e cinco derrotas.

Cuca no Atlético

Na somatória das três passagens pelo Atlético, Cuca comandou o time em 245 partidas, com 135 vitórias, 55 empates e 55 derrotas. O profissional foi o comandante do Galo em seis conquistas: três Campeonatos Mineiros (2012, 2013 e 2021), uma Copa Libertadores (2013), um Campeonato Brasileiro (2021) e uma Copa do Brasil (2021).

Compartilhe