MERCADO DA BOLA

Atlético reduz média de idade do elenco com primeiras movimentações no mercado

Atlético ainda tem atuação discreta no mercado, mas realizou movimentos para rejuvenescer elenco - uma das premissas da SAF
Foto do autor
Compartilhe

Com atuação ainda discreta no mercado de transferências, o Atlético reduziu a média de idade do elenco profissional com as primeiras movimentações que fez desde o fim da última temporada. Até então, a diretoria do clube mineiro concretizou cinco saídas – sendo uma por empréstimo – e duas chegadas no início do processo de composição do grupo para 2025.

Os primeiros movimentos fizeram com que o Atlético seguisse em caminho desejado pelos dirigentes há alguns anos: o rejuvenescimento do elenco. Com endividamento bilionário e direcionamento limitado de recursos para investimentos no futebol em comparação aos principais concorrentes no cenário nacional, a Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Galo trabalha com a ideia de priorizar atletas jovens, com bom potencial de revenda no mercado.

As saídas do Atlético para 2025

Até então, a diretoria de futebol do Atlético concretizou cinco saídas do elenco. O mais jovem entre os atletas que deixaram o clube é o atacante Paulinho, de 24 anos. O carioca se transformou em reforço do Palmeiras após negociação fechada por 18 milhões de euros (cerca de R$ 115 milhões), além das transferências de dois atletas do Verdão ao Galo.

Já o goleiro Matheus Mendes, de 25 anos, assinou contrato de empréstimo com o rival América até dezembro deste ano. O vínculo prevê prioridade de compra ao Coelho, mas não tem passe fixado.

Por fim, três nomes mais experientes tiveram seus contratos com o Atlético encerrados em 31 de dezembro e seguirão outros rumos na carreira. São eles: o lateral-direito Mariano, de 38 anos, e os atacantes Eduardo Vargas e Alan Kardec, de 35.

As chegadas no Atlético para 2025

Os dois jogadores do Palmeiras envolvidos na transferência de Paulinho se encaixam nas premissas desejadas pela cúpula alvinegra. Jovem e com bom potencial de revenda, a dupla integrará o elenco comandado por Cuca em 2025.

O volante Patrick Silva, de 20 anos, sequer chegou a estrear como atleta profissional. Já o meio-campista Gabriel Menino, de 24, será opção versátil para o treinador paranaense ao longo da temporada.

Gabriel Menino foi o primeiro reforço do Atlético para 2025 - (foto: Divulgação/Atlético)
Gabriel Menino foi o primeiro reforço do Atlético para 2025(foto: Divulgação/Atlético)

Atlético reduz média de idade do elenco

Para calcular as médias de idade do elenco do Atlético antes e depois das primeiras movimentações do clube no mercado de transferências, o No Ataque tomou como referência apenas os nomes que aparecem como integrantes do grupo principal no site oficial do Galo.

Na meta alvinegra, a reportagem considerou que Gabriel Átila ganhou a vaga antes ocupada por Matheus Mendes no elenco. De toda forma, o titular absoluto Everson deve ter Gabriel Delfim como reserva imediato em 2025.

O mais novo do grupo segue sendo o atacante Alisson, de 19 anos, revelado nas categorias de base do Atlético. O mais experiente, por sua vez, é o atacante Hulk de 38, referência técnica da equipe alvinegra desde 2021.

Elenco do Atlético para 2025 e as respectivas idades*

  • Goleiros: Gabriel Delfim (22), Everson (34) e Gabriel Átila (21)
  • Zagueiros: Lyanco (27), Bruno Fuchs (25), Mauricio Lemos (29), Junior Alonso (31), Igor Rabello (29) e Rômulo (20)
  • Laterais: Guilherme Arana (27), Saravia (31) e Rubens (23)
  • Meio-campistas: Gabriel Menino (24), Patrick Silva (20), Otávio (30), Gustavo Scarpa (31), Zaracho (26), Igor Gomes (25), Fausto Vera (24), Bernard (32), Battaglia (33), Alan Franco (26), Paulo Vitor (20) e Robert Santos (21)
  • Atacantes: Hulk (38), Deyverson (33), Palacios (22), Cadu (20) e Alisson (19)

*Idades dos jogadores em 5 de janeiro de 2025.

Jogadores do Atlético no Aeroporto de Confins, antes de embarque para a final da Libertadores - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Jogadores do Atlético no Aeroporto de Confins, antes de embarque para a final da Libertadores de 2024(foto: Pedro Souza/Atlético)

Ao fim da temporada passada, o elenco do Atlético tinha média de idade de 27,5 anos. Com as primeiras movimentações da diretoria no mercado, este número passou para 26,2.

Esta média pode ser ainda mais reduzida nas próximas semanas. Isso porque o departamento de futebol alvinegro segue em busca de ao menos outras três contratações, conforme projetado recentemente pelo gestor Rubens Menin.

A tendência é de que novos jovens sejam anunciados pelo Atlético. Nos bastidores, o clube segue trabalhando com silêncio absoluto para tentar evitar o vazamento de informações e, consequentemente, aumento dos valores envolvidos nas negociações.

Compartilhe