Tricampeão do mundo pela Seleção Brasileira no México, em 1970, o ex-jogador Tostão elogiou a contratação do atacante Paulinho pelo Palmeiras. O colunista do jornal Folha de S. Paulo citou a condição física do atleta de 24 anos e explicou em que posição o ex-atleticano deve ser escalado.
“O Palmeiras contratou um excelente atacante, Paulinho, mas que ainda ficará um bom tempo sem jogar por causa de uma contusão. Paulinho não é um centroavante nem um ponta esquerda, posições em que o time precisa de mais qualidade. Ele é um atacante que se movimenta bastante, que dá passes e faz muitos gols, ideal para formar dupla de ataque como fazia no Atlético com Hulk”, disse.
Tostão ainda fez uma crítica ao técnico do Palmeiras. “Abel Ferreira já disse que gosta de separar os camisas 5, 8, 9 e 10, além dos dois pontas, como se fossem bonecos em um jogo de botões. O futebol caminha de uma maneira diferente, com jogadores que se movimentam bastante, que ocupam várias posições em campo de acordo com o momento do jogo, como Paulinho. Isso não diminui outras ótimas qualidades do técnico do Palmeiras”.
Paulinho assinou contrato até o fim de 2029. A complexa negociação foi fechada por 18 milhões de euros (cerca de R$ 116 milhões na cotação atual). Além de pagar esse valor, o Palmeiras topou enviar ao Galo dois meio-campistas: Patrick (da base) e Gabriel Menino.
Paulinho se torna o segundo reforço do Palmeiras para a próxima temporada. Antes, o clube alviverde havia anunciado a chegada de outro atacante: o uruguaio Facundo Torres, ex-Orlando City, dos EUA.
Lesão de Paulinho
Alvo antigo do técnico Abel Ferreira, Paulinho chegará ao Palmeiras em recuperação de lesão. Em 4 de dezembro, o atacante foi submetido a uma cirurgia para tratar uma fratura por estresse na tíbia da perna direita.
A expectativa é que ele volte a jogar no segundo trimestre de 2025.
Paulinho no Atlético
Paulinho foi anunciado pelo Atlético em dezembro de 2022, com contrato de empréstimo junto ao Bayer Leverkusen, da Alemanha, até junho do ano seguinte. O acordo previa que o jogador seguiria no Galo, mas com vínculo definitivo, ao fim do período emprestado.
O jogador revelado pelo Vasco logo se firmou como um dos nomes mais importantes do time ao lado de Hulk. Logo na temporada de estreia, viveu o ano mais goleador da carreira: foram 31 gols em 61 partidas, além de oito assistências, com direito à artilharia do Campeonato Brasileiro.
Em 2024, seguiu importante para o time, mas teve o desempenho atrapalhado por problemas físicos, especialmente na reta final da temporada. Foram 19 gols e quatro assistências em 59 jogos.
Ao todo, Paulinho deixa o Atlético com 120 partidas, 50 gols e 12 assistên