ATLÉTICO

Cuca cita possíveis esquemas táticos que utilizará no Atlético

Treinador diz que deve variar formações táticas no Galo e evita cravar um sistema favorito antes do início da temporada de 2025
Foto do autor
Compartilhe

Qual será o esquema tático do Atlético na quarta passagem de Cuca? O assunto foi tema da apresentação do treinador na segunda-feira (15/1), na Cidade do Galo.

Cuca optou por deixar em aberto, mas citou o 4-3-3 como opção. A tendência, segundo o treinador, é que haja uma variação ao longo dos jogos.

No Atlético, ele já utilizou também o 4-4-2. Existe a possibilidade, ainda, que o time alterne a formação durante os 90 minutos sem alterar as peças.

“Tem jogos e jogos. Não somos de ter um sistema só, com dois pontas abertos e um centroavante. Vamos utilizar esse sistema, mas vamos entender outros também, porque hoje o futebol moderno te exige. Se você segurar um volante um pouco mais na saída de jogo, você armou uma saída de três, com dois volantes e cinco atacantes, o 3-2-5”, afirmou.

Dentro dessa formação, o Atlético poderá segurar um lateral e soltar o outro, algo parecido com o que fazia Gabriel Milito – mas com um modelo de jogo diferente. 

“Se você segurar um lateral um pouco mais e colocar uma ‘muletinha’ na ponta, que vai fazer o quarto homem, às vezes você também muda o esquema sem precisar ter três zagueiros. No dia que o adversário tiver uma dupla de atacantes, você se precaver de forma ou de outra”, finalizou Cuca.

Calendário do Atlético

O Atlético estreia em 2025 no sábado, às 17h, contra o Cruzeiro. A partida, pela FC Series, será disputada no Inter&Co Stadium, em Orlando, nos Estados Unidos.

Já o primeiro compromisso pelo Estadual será diante do Aymorés, no Estádio Paulo Paschoalino, em Ubá, no domingo, às 11h. O time entrará em campo com um elenco formado por atletas do sub-20.

Compartilhe