ATLÉTICO

Menin aponta os responsáveis por referendar alvos do Atlético no mercado

Sócio da SAF entende que o Galo tem ido bem no mercado da bola, rasga elogios ao Ciga e pontua importância do departamento

“No Atlético não se dá um passo sem o Ciga referendar.” A frase é de Rubens Menin, sócio-majoritário na Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do clube, em entrevista nessa terça-feira (25/2).

O Centro de Informação do Galo (Ciga) foi criado em 2018 e é o departamento responsável por analisar e indicar possíveis reforços aos gestores. O último deles foi o zagueiro Iván Román, que foi contratado pelo Atlético junto ao Palestino-CHI. 

“No Atlético não se dá um passo sem o Ciga referendar, e acho que é muito assertivo. Você vê que temos acertado a maioria das contratações. Você pode dar um azar ou outro, mas depois que o Ciga começou a funcionar bem, uma equipe boa, poucos clubes do Brasil têm um esquema igual o Ciga”, afirmou.

Ainda na visão de Menin, a diretoria tem uma tranquilidade maior no momento de escolher nomes devido ao Ciga. Ele também ressaltou a importância do comitê de futebol, formado por Paulo Bracks (CSO), Victor Bagy (diretor de futebol), Bruno Muzzi (CEO) e os gestores da SAF, Rafael Menin, Ricardo Guimarães, Renato Salvador e Daniel Vorcaro.

“Isso tem sido muito bom para nós, dá uma tranquilidade. Evidentemente tem o conhecimento de todo mundo, a turma do futebol ajuda muito, mas acho o Ciga fundamental para as contratações”, finalizou.

O mercado do Atlético em 2025

Iván Román é a oitava contratação do Atlético para esta temporada. Além do zagueiro, o clube acertou as chegadas dos laterais Natanael e Caio Paulista, dos volantes Gabriel Menino e Patrick Silva, e dos atacantes Júnior Santos, Cuello e Rony.

Até o momento, apenas Caio Paulista e Patrick não têm sido titulares. Júnior Santos atuou em apenas quatro jogos antes de sofrer uma lesão no tendão da panturrilha direita.

Como funciona o Ciga?

O Ciga tem o propósito de embasar as decisões do Atlético nas questões ligadas ao futebol por da utilização de ferramentas de análise, entre elas a da inglesa StatsBomb. São quatro departamentos no setor: o de captação (voltado para as categorias de base); o de análise de desempenho (que engloba todas as categorias a partir do sub-15 até o profissional do clube e de adversários); o de analytics (que avalia jogadores com minutagem em jogos profissionais, independentemente da idade); além do departamento de análise de mercado.

O responsável por comandar o Ciga é Rodrigo Weber, gerente de mercado.

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