ATLÉTICO

Iván Román é apenas o segundo chileno da história do Atlético

Atlético apostou em contratação do jovem zagueiro Iván Román, de 18 anos; chileno "sucede" Eduardo Vargas no Galo

Revelação do Palestino-CHI, o zagueiro Iván Román, de 18 anos, é apenas o segundo chileno da história do Atlético, conforme dados disponibilizados pelo portal Galo Digital. O jovem defensor chega ao Galo pouco mais de dois meses após a saída do compatriota Eduardo Vargas, que hoje defende o Nacional-URU.

O Atlético anunciou a contratação de Iván Román nesta sexta-feira (28/2), último dia da janela internacional de transferências. O clube mineiro aposta no monitoramento realizado por meio do CIGA (Centro de Informação do Galo) para colher frutos em um futuro próximo com o zagueiro.

Román chega ao Atlético depois de deixar boas impressões em cenário internacional com as camisas do Palestino e da Seleção Chilena Sub-20. Ele acumulou experiências importantes em partidas pela Copa Libertadores, pela Copa Sul-Americana e, mais recentemente, pelo Sul-Americano Sub-20.

Foram três gols e duas assistências em 42 jogos pelo Palestino. Román chamou atenção do mercado sul-americano especialmente pela qualidade técnica e pela velocidade, mas tem o físico como aspecto a evoluir em Belo Horizonte.

O antecessor chileno de Román no Atlético

O último chileno do Atlético foi, inegavelmente, um personagem marcante na história do clube. Entre altos e baixos, o atacante Eduardo Vargas foi figura importante em uma das eras mais vitoriosas da instituição, mas acumulou polêmicas extracampo e não deixou saudades para boa parte da torcida.

Vargas teve contratação anunciada pelo Galo em novembro de 2020, à época vindo do Tigres-MEX. Naquela oportunidade, o clube alvinegrou topou desembolsar valou pouco superior a R$ 7 milhões para contar com o atacante.

O chileno teve atuações relevantes ao longo dos mais de quatro anos com a camisa preta e branca e somou gols decisivos. Ainda assim, conviveu com momentos de má fase e atos de indisciplina, teve de superar quadro de depressão, chegou a ser ameaçado pela principal organizada do Atlético e deixou a capital mineira “pela porta dos fundos”.

Ao todo, Vargas somou 33 gols e 15 assistências em 167 jogos pelo Galo, conquistando quatro Campeonatos Mineiros (2021 a 2024), um Campeonato Brasileiro (2021), uma Copa do Brasil (2021) e uma Supercopa do Brasil (2022).

Vargas, atacante do Atlético, em final da Libertadores - (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Vargas, atacante do Atlético, durante a final da Libertadores~de 2024(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Iván Román no Atlético

Iván Román se inspira no legado de títulos deixado por Vargas, ainda que vislumbre uma relação diferente com a torcida em relação ao antecessor. O jovem zagueiro terá trabalho para se firmar no Atlético, já que observa Lyanco e Junior Alonso formarem dupla titular com Cuca no setor.

Além deles, Román enfrenta as concorrências de Igor Rabello e Rômulo, outros nomes da posição no Galo. O clube também tem negociações abertas com o zagueiro Vitor Hugo, do Bahia, que pode se transferir ao Atlético na janela de exceção – aberta em 10 de março.

Compartilhe