ATLÉTICO

Menin cita clube europeu como inspiração para o Atlético: ‘Extremamente organizado’

Investidor do Galo contou que o Estádio do Dragão, do Porto, serviu de referência para a construção da Arena MRV

Compartilhe
google-news-logo

O empresário Rubens Menin citou o Porto como inspiração para o Atlético. Em entrevista ao podcast Benja Me Mucho, do jornalista Benjamin Back, o investidor contou que o Estádio do Dragão, do clube po serviu de referência para a construção da Arena MRV, casa do Galo.

“O sonho (de ter o próprio estádio) começou em 2013, quando o Atlético perdeu a semifinal do Mundial para o Raja Casablanca. Fomos a Portugal estudar o estádio do Porto. Conseguimos entregar 11 anos depois”, disse.

Em outra resposta, Menin contextualizou a forma como o Porto viabiliza recursos para se manter competitivo diante de adversários bilionários na Europa.

“O Futebol Clube do Porto foi duas vezes campeão mundial. A cidade do Porto tem 1 milhão de habitantes. Estádio para 50 mil torcedores. O ano todo cheio. O orçamento dele não é grande, mas é extremamente organizado”, frisou.

“O que o Porto faz? Não consegue concorrer com o Real Madrid, então ele tem que comprar e vender. Ele pega um jogador no Brasil ou na Argentina, coloca na vitrine na Champions League e depois vende. Portugal faz muito isso”.

Rubens Menin

Entre os principais títulos do Porto estão duas edições da Liga dos Campeões (1986–87 e 2003–04), duas da Liga Europa (2002–03 e 2010–11), dois Mundiais (1987 e 2004), 30 Campeonatos Portugueses e 20 Taças de Portugal.

Ídolo em comum

Ídolo do Atlético, Hulk teve o Porto como porta de entrada no futebol europeu. De 2008 a 2012, o centroavante marcou 77 gols em 170 partidas oficiais pelos Dragões, transferindo-se posteriormente para o Zenit, da Rússia, por 60 milhões de euros.

“O Hulk jogou muito na Rússia. Foi para a China, jogou muito. E veio para o Galo, está jogando muito. Ele entrega muito”, destacou Menin.

Hulk está no Galo desde 2021. São 236 jogos, 122 gols e 44 assistências com o manto alvinegro. O camisa 7 conquistou cinco Campeonatos Mineiros, uma Copa do Brasil, um Campeonato Brasileiro e uma Supercopa do Brasil.

SAF do Atlético

Rubens Menin e o filho Rafael Menin são os principais donos da SAF do Atlético. Juntos, eles detêm mais de 41% do capital. As ações também contam com as participações de Ricardo Guimarães, Daniel Vorcaro e outros empresários.

  • Rubens e Rafael Menin: 41,8%
  • Associação: 25%
  • Galo Forte FIP: 20,2%
  • Ricardo Guimarães: 6,3%
  • FIGA (ainda a pagar): 6,7%

Compartilhe
google-news-logo