Adversário do Atlético na fase de grupos da Copa Sul-Americana, o Deportes Iquique vive grave crise esportiva. No último jogo pelo Campeonato Chileno, contra a Unión Española, no dia 16, os torcedores invadiram o campo para protestar e intimidaram os jogadores. O árbitro suspendeu a partida.
O Iquique jogava em casa, no Estádio Tierra de Campeones, diante do último colocado do torneio nacional. Os mandantes levaram quatro gols e não conseguiram se recuperar na partida. Aos 29′ da etapa final, 20 torcedores organizados invadiram o campo com faixas, pedras e bandeiras. Eles estavam com os rostos cobertos.
Os jogadores da Unión Española correram para o vestiário, enquanto os atletas do Iquique ouviram pacientemente as ameaças dos torcedores em campo. O árbitro Franco Jiménez suspendeu o jogo por falta de segurança.
El fútbol chileno se fuera chucha, esto no lo había visto desde que el partido de Colo Colo con Wanderers una década atrás más o menos, pero tenemos mundial Sub 20, y no sé si tocamos fondo. Lo de la invasión en Iquique es un reflejo del Estado de nuestro torneo, un caos pic.twitter.com/edd6BKwufx
— Hector G. (@HGomez_Chile) March 17, 2025
“Antes do jogo, nos reunimos com o pessoal encarregado pelo espetáculo e, no caso de apresentarmos esse tipo de situação, se não houvesse segurança necessária para seguir com a partida, a instrução é primeiro uma suspensão temporária para tomar a decisão entre nós. Não há segurança suficiente para continuar o espetáculo, por isso definimos pela suspensão definitiva da partida”, declarou o árbitro.
Depois de alguns minutos em campo, os torcedores voltaram para a arquibancada. Não há informações de presos e detidos.
Campanha do Iquique
O Iquique ainda não somou ponto e está em penúltimo lugar do Campeonato Chileno, com quatro derrotas em quatro jogos. O último lugar ainda é a Unión Española, porque a Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP) não definiu se o jogo será reiniciado para a disputa dos minutos finais. Por isso, os pontos do duelo não foram computados.
O adversário do Galo caiu na terceira fase da Copa Libertadores deste ano, após derrota por 2 a 1 e empate por 1 a 1 com o Alianza Lima, do Peru.
O Dragão Celeste, como é conhecido, tem nove derrotas, um empate e apenas duas vitórias na temporada – uma pela Libertadores e outra pela Taça do Chile.
Atlético na fase de grupos da Sul-Americana
- 1º/4 (terça-feira), às 21h30: Cienciano-PER x Atlético, no Estádio Inca Garcilaso de la vega, em Cusco, no Peru, pela primeira rodada da Sul-Americana
- 10/4 (quinta-feira), às 21h30: Atlético x Deportes Iquique-CHI, na Arena MRV, pela segunda rodada da Sul-Americana
- 23/4 (quarta-feira), às 21h30: Caracas-VEN x Atlético, no Estádio Olímpico da Universidad Central de Venezuela, em Caracas, pela terceira rodada da Sul-Americana
- 8/5 (quinta-feira), às 19h: Deportes Iquique x Atlético, no Estádio Tierra de Campeones, em Iquique, no Chile, pela quarta rodada da Sul-Americana
- 15/5 (quinta-feira), às 21h30: Atlético x Caracas, na Arena MRV, pela quinta rodada da Sul-Americana
- 29/5 (quinta-feira), às 21h30: Atlético x Cienciano, na Arena MRV, pela sexta rodada da Sul-Americana