A grande novidade tática do Atlético apresentada no jogo-treino diante do time sub-20 do Coimbra Porto, no sábado (22/3), passou pela polivalência de Gabriel Menino. A imprensa teve acesso à Cidade do Galo para acompanhar a atividade e notou que houve uma inversão na metade do primeiro tempo: o volante de origem foi à lateral direita, enquanto Natanael assumiu a função de volante.
Essa troca ainda não foi vista em jogos oficiais, mas a comissão técnica vê como uma possível mudança tática que poderá ser até mesmo utilizada durante as partidas, já que Gabriel Menino e Natanael são titulares absolutos do Atlético. E o meio-campista destacou que ele mesmo se ofereceu a Cuca para ser utilizado na ala.
“Eu já tinha deixado uma pulga na mente dele [do Cuca]. [Eu disse] que se ele precisasse de um lateral-direito, estaria à disposição. Hoje, ele me deu uma oportunidade. Nessa semana, ele veio falar comigo que me dará mais oportunidades na lateral direita, e eu vou tentar agarrar o máximo possível”
Gabriel Menino, volante do Atlético
As vantagens da troca, segundo Cuca
Natanael e Gabriel Menino protagonizaram essa inversão na metade do primeiro tempo da vitória do Atlético sobre a equipe sub-20 do Coimbra Porto por 4 a 0. A troca teve êxito, mas é importante destacar que a exigência do rival era abaixo do que o Galo encontrará no restante da temporada. Na metade final do jogo-treino, Saravia foi usado na direita.
Assim como Menino, Cuca falou com a imprensa após a atividade e comentou a troca entre os jogadores. O técnico apontou as melhorias do Atlético com a inversão e ainda citou que o volante foi convocado à Seleção Brasileira quando jogava na ala direita do Palmeiras – isso ocorreu em 2020, quando Tite chamou o atleta que tinha apenas 19 anos para a lateral.
“Eles fazem essa troca, e a gente ganha uma dinâmica maior no meio-campo [com Natanael]. Uma segurança também com o Menino na lateral. O Menino foi até convocado à Seleção Brasileira nessa posição. E são situações que podem ocorrer durante as partidas. Por isso que a gente treina”
Cuca, treinador do Atlético
Gabriel Menino pelo Atlético
Contratado pelo Atlético em meio à negociação de Paulinho, que foi ao Palmeiras, Gabriel Menino não foi o reforço mais midiático do Galo para 2025, mas se consolidou rapidamente como titular ao lado de Alan Franco.
O meio-campista de 24 anos foi titular nas duas partidas da pré-temporada nos Estados Unidos e em todos os 11 jogos oficiais em que o Atlético utilizou o time principal. Foram nove compromissos pelo Campeonato Mineiro e dois pela Copa do Brasil, e Menino foi escalado para iniciar e saiu no segundo tempo em todas as vezes.
Nessas 11 primeiras oportunidades com a camisa do Atlético, Gabriel Menino ainda não marcou gols, mas deu uma assistência para Lyanco contra o América, na ida da final do Campeonato Mineiro. Esse torneio, inclusive, foi a primeira conquista do jogador nascido em 2000 com a camisa alvinegra.
Os reforços do Galo para 2025
Gabriel Menino é um dos 10 reforços do Atlético para a temporada de 2025. Além do meio-campista, o Galo contratou os zagueiros Ivan Román e Vitor Hugo, o lateral-direito Natanael, o lateral-esquerdo Caio Paulista, o volante Patrick Silva e os atacantes Cuello, João Marcelo, Júnior Santos e Rony.