Se antes a palavra reformulação era evitada no Atlético, agora virou realidade. De 2024 para 2025, o elenco alvinegro passou por diversas mudanças e, com isso, tem apenas três jogadores com mais de 10 gols pelo clube.
O nome mais óbvio é o do atacante Hulk. Com diversos recordes pelo Galo, o camisa 7 soma 122 gols em 238 jogos.
Além dele, só o lateral-esquerdo Guilherme Arana e o meia Bernard atingiram tal marca. O primeiro marcou 22 vezes em 236 partidas, enquanto o segundo balançou as redes em 23 oportunidades ao longo de 140 jogos. O cria da base alvinegra somou 21 gols na primeira passagem, entre 2011 e 2013.
O mais próximo a chegar aos 10 tentos pelo Atlético é o meia Gustavo Scarpa. Ele tem nove gols em 79 jogos, contribuindo mais com as 15 assistências.
Saídas de goleadores
O Atlético passou por grandes mudanças nos últimos anos. Tanto é que apenas cinco jogadores estão no clube desde 2021: o goleiro Everson; o zagueiro Igor Rabello; o lateral-esquerdo Guilherme Arana; o meia Rubens e o atacante Hulk.
Neste período, jogadores que contribuíram frequentemente com gols deixaram o Galo. O caso mais recente é o do atacante Deyverson, que não chegou a marcar 10 gols, mas fez oito em 33 jogos antes de ser vendido ao Fortaleza.
Ainda nesta janela, saíram do Galo o meia Zaracho e o atacante Paulinho, ambos com mais de 20 gols pelo alvinegro. Anteriormente, o meia Nacho Fernández, e os atacantes Keno, Eduardo Sasha e Savarino também deixaram o elenco.
Novas esperanças para o Atlético
Agora, o Atlético aposta em um novo grupo de jogadores ofensivos. Rony vem de mais de cinco temporadas com mais de 10 gols e já fez cinco pelo time mineiro. Outro com bons números recentes é Júnior Santos, com 20 tentos em 50 jogos com a camisa do Botafogo em 2024.
Cuello ainda não atingiu tal marca na carreira, mas é considerado um jogador que pode dar este salto. Além deles, completam as opções ofensivas de Cuca os jovens Palacios (22 anos) e João Marcelo (19 anos).
Jogadores com que estão no Atlético há mais tempo:*
- Igor Rabello: 01/2019
- Guilherme Arana: 01/2020
- Everson: 09/2020
- Hulk: 01/2021
- Rubens: 02/2021
*Em sequência
As movimentações do Atlético no mercado 2025
Chegadas
- Vitor Hugo (zagueiro)
- Iván Román (zagueiro)
- Natanael (lateral-direito)
- Caio Paulista (lateral-esquerdo)
- Patrick Silva (volante)
- Gabriel Menino (volante)
- Cuello (atacante)
- Júnior Santos (atacante)
- Rony (atacante)
- João Marcelo (atacante)
Saída
- Matheus Mendes (goleiro)*
- Mauricio Lemos (zagueiro)
- Bruno Fuchs (zagueiro)*
- Battaglia (zagueiro)
- Mariano (lateral-direito)
- Otávio (volante)
- Zaracho (meio-campista)
- Robert (meia)*
- Alisson (atacante)
- Alan Kardec (atacante)
- Paulinho (atacante)
- Eduardo Vargas (atacante)
- Deyverson (atacante)
*Empréstimo